quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

9 de Julho sem defensas e sem defesa

No dia 19 de dezembro de 2010, o nosso colaborador Paulo Taffarello foi muito feliz em alguns apontamentos sobre a falta de segurança e a inviabilidade que as futuras manutenções às obras de canalização do Córrego do Mato, localizado à Av. 9 de Julho, estão trazendo e poderão trazer para a nossa cidade. Uma das preocupações, apontadas ao Paulo por um leitor do blog, foi a seguinte:

"Caso haja um acidente e um carro caia no leito do córrego (posto que não há proteção alguma , como guard-rail), a diminuição da largura das margens pode impedir que as portas do veículo sejam abertas e o aumento da profundidade pode dificultar o socorro à vítima. Em época de chuva (dezembro/janeiro), um indivíduo pode, em casos extremos, morrer afogado. Como a Prefeitura pretende trazer mais segurança nesta questão?"


Pois bem. Exato um mês após a postagem aqui no blog, o JJ Regional noticiou a reportagem ao lado, com afirmações de que o Córrego do Mato não terá defensas. A afirmação foi do próprio secretário de Obras do município, Sinésio Scarabello Filho."Pelo traçado e pelas características físicas, a avenida não é perigosa. Os acidentes ocorridos tiveram como causa a imprudência...", afirmou.
Assim, o que evitará quedas de veículos na água será, segundo ele, o paisagismo. Haverá árvores de grande, médio e pequeno portes e o espaçamento entre elas será reduzido. Minhas perguntas de leigo em física e segurança são:

- Árvores têm a mesma capacidade de absorver impactos que guard-rais projetados especificamente para isso?


- Mesmo evitando que o veículo caia no córrego, em uma colisão grave, a possibilidade de o motorista ficar preso em ferragens não é maior?

- E os motociclistas, não ficarão mais expostos ao tronco e galhos das árvores (perfurações ou ferimentos do tipo)?

14 comentários:

  1. Tem gente aqui criticando as obras da 9 de Julho, pelos tramstornos, pela utilidade, pelo preço etc. Mas as obras são da Prefeitura + PAC (Lula); ali é uma belíssima avenida, não é lugar para tirar "racha" etc. Como ficarão os pedestres, caminhantes, bikers se forem colocadas defensas? E o preço destas defensas, a oposição não vai criticar?

    ResponderExcluir
  2. Sr. José Galvão, o senhor sabe que a verba é do PAC, mas o projeto é municipal. Então, sem desviar do foco, vamos nos ater ao assunto em debate. Sim, concordo que pedestres e atletas precisam e devem continuar na nossa mais charmosa avenida. Mas a segurança vem em primeiro lugar. Deles e dos motoristas. Por que não serem contemplados os dois fatores? Essa é a pergunta. E se alguém me convencer sobre a eficácia das árvores como defensas dou a minha mão à palmatória

    ResponderExcluir
  3. É fácil: quando alguém cair com o carro no rio e morrer afogado os tucanos vão dizer que a culpa foi do... motorista. Não é assim que eles fazem sempre? E o PiG vai no embalo. O importante é valorizar o megaempreendimento do presidente do PSDB que está sendo construído ao lado do shopping Paineiras. O resto, como a segurança da população, é besteira de "oposição rancorosa"...

    ResponderExcluir
  4. Está uma vergonha essa 9 de Julho, não tem uma pessoa com quem converso que está vendo alguma melhora na avenida. Esse Sinésio aí está lapidando a língua durante nos últimos dois anos pra encontrar desculpas pra não dizer logo: "tá bom, não fizemos um bom planejamento".

    ResponderExcluir
  5. Valeu pela lembrança Thiago. Quando vi a reportagem do JJ hj pensei: "Poxa, deviam no mínimo citar a fonte da ideia...".
    Mas o importante é que, no mínimo, esta questão está sendo refletida. A obra na 9 de Julho é uma vergonha, um completo desrespeito com os cidadãos jundiaienses. Tudo bem que é a avenida mais importante da cidade, mas já completou + de 2 anos de reforma!!?? E com verba do PAC!!! Esta obra é voltada para qual benefício exatamente?? Caso fosse verba municipal iria demorar tanto assim?? Acabamos de ver a periferia da cidade sofrendo horrores com as chuvas... Existem trechos na 9 que já foram refeitos 3 vzs... Pq???? Quem realmente está lucrando com esta obra???

    ResponderExcluir
  6. É bom esclarecer: metade do dinheiro é do PAC e metade da Prefeitura. Portanto, responsabilidades iguais. E quanto aos custos para se fazer defensas? Quem garante que os carros e motoristas que trombarem com as defensas serão salvos? E tem mais, esse tal de André vem colocando rótulos nas pessoas, um péssimo exemplo de falta de educação e antidemocracia!

    ResponderExcluir
  7. O governo federal foi generoso o suficiente para deixar qualquer partidarismo de lado e destacou verba do PAC para Jundiaí, governada pelo PSDB (partido que fez oposição ferrenha ao governo Lula durante 8 anos). Mas hoje vemos que foi um erro, pois o projeto que a prefeitura do PSDB apresentou nunca saiu do papel e o que está sendo feito na Nove de Julho hoje é uma verdadeira vergonha. Pior que estão já há mais de dois anos fazendo a mesma obra e tiveram que refazer mais de duas vezes vários trechos. É um exemplo cabal da incompetência dos tucanos. E agora que a m... atingiu o ventilador, os papagaios do PSDB tentam jogar a culpa no governo federal por ter destinado a verba do PAC para um projeto fracassado. E ainda querem ser levados a sério...

    ResponderExcluir
  8. SBT denuncia negligência da prefeitura do PSDB de Jundiaí na tragédia do São Camilo: http://tudo-em-cima.blogspot.com/2011/01/reportagem-do-sbt-denuncia-negligencia.html

    ResponderExcluir
  9. A grande questão levantada por este blog é que depois de 2 anos de obras e milhões investidos, a Prefeitura está conseguindo deixar a nove de julho mais insegura.

    ResponderExcluir
  10. Você andré é papagaio da Dilma, do Lula, e defende o salário mínimo da miséria (R$ 560). Se tem algum erro no projeto da 9 de julho, o governo federal pode embargar, vetar etc. Não faz isso, porque a Prefeitura de Jundiaí é competente. Porque o Lula deu premios pra Jundiaí e veio aqui pra inaugurar fábricas (e não pra falar com você e outros trotskistas).

    ResponderExcluir
  11. Caros André e José Galvão. Que bom tê-los aqui. Pedimos apenas para não trocarem insultos pessoais. No mais, podem continuar discordando e acrescentando elementos ao bom debate.

    ResponderExcluir
  12. Eu acho ótimo quando um papagaio do PSDB tenta jogar a culpa pelo desastre das obras na nove de julho no governo federal. É a melhor confissão de culpa da incompetência dos tucanos. Afinal, não tem mais argumentos para defender seus chapas e aí são obrigados a tentar jogar a culpa no governo federal - só porque está nas mãos da esquerda. Acho que esse pessoal tem até que agradecer pela (nova) derrota humilhante do Zé Pedágio nas últimas eleições, caso contrário não teriam mais em quem jogar a culpa pelos seus fracassos...

    ResponderExcluir
  13. Essas obras da 9 são uma piada... de mal gosto!!! Vemos cada vez mais que a Prefeitura não respeita a opinião do Comdema, nem da população e muito menos do Ministério Público!
    Basta fazermos uma leitura simples do TAC assino entre a PMJ e o MP para vermos como o poder municipal não está levando a sério o acordo.

    Dentre eles:

    "(1)utilização de pedra em suas laterias com a retirada do concreto/cimeto presente para permitir que o leito se constitua de solo natural";
    "(2)elaboração de projeto de arborização";
    "(3)introduzir, aumentando significamente o número de espécies arbóreas ao longo do córrego, em especial na esquina da Av. 9 de julho com a Av Coleta Ferraz de Castro, onde se situa uma das nascentes".

    (1) em vários pontos do córrego isso não vem sendo respeitado, já que o leito foi modificado e, como no caso da região da Av. Jundiaí, o concreto continua presente, inclusive acredito que nesta região nada se modificará, visto que a obras ali se resumem a colocação de postes pra a iluminação da via.
    (2)alguém tem conhecimento desse projeto? Próximo a Av. Frederico Ozanam podemos ver que belíssimo projeto de arborização foi implantado... palmeiras e mais palmeiras. Isso porque a PMJ disse que iria diversificar na arborização, inclusive disse que as palmeiras plantadas lá iria ser intercaladas com outras espécies. Ao contrário disso, platou-se mais palmeiras e a grama já está por vir. Ou será que vão plantar as árvores em cima da grama?
    (3) essa é chocante! Ao contrário do acertado nessa esquina citada está sendo construída uma imensa rotatória em cima da nascente.E os sapos que alí moravam?!? Arborização alí?!?! Mas palmeiras vem por aí pra combinar com o shopping".

    Pessoal, não sei como dizer minha indignação. As vezes penso que sou crítico demais, mas fico extremamente frustado com o que acontece em Jundiaí, principalmente pela alienação da população. A discussão aqui está longe de ser plantar árvores ou não, a conversa aqui é como nos cidadãos jundiaienses somos desrespeitados. O que me incomada é como o poder público não respeita nada nem ninguém. Gostaria de ficar frente a frente com alguns de nossos políticos e perguntar olhando nos olhos o que eles acham das obras da 9 e tantas outras por aí. Sr. Miguel, me convide para uma conversa?

    Diego Meleiro Novaretti (dnovaretti@ymail.com)

    ResponderExcluir
  14. O pior de tudo é que a população esta alheia ao desvio de dinheiro, pq para fazer o q eles fizeram até agora ( e refizeram várias vezes) em dois anos só pode ter alguém levando por fora. E como sempre as obras visam apenas valorizar os imóveis do nosso querido prefeito. E o shopping que esta escavando a Nove de Julho? Se vc poda a arvore na frente da sua casa pq cansou de ligar no 156 e a prefeitura nunca vem vc é multado, mas arrancar aquele mundo de terra, matar a árvore centenária que estava no alto do morro pelo bem do progresso pode? Como assim sr. Prefeito? E não é curioso como durante o dia entram 1 ou 2 caminhões com terra e de madrugada saem 10 ou 15 deles? Quem mora na região comprova. Sem contar que esburacando deste jeito o morro as trincas nos imóveis já podem ser vistas. É lastimável e a população calada e votando ano após ano nessa laia.

    ResponderExcluir