quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

Um dia triste...






Escrevo este post no calor da situação. Onde moro, conforme as fotos evidenciam, estamos ilhados, sem energia elétrica desde cedo e sem possibilidades de sair da região (Chácara Companheiros e São José). Ainda não sei qual a situação do resto da cidade, ou que horas vou conseguir postar, mas a destruição causada pela chuva aqui foi enorme.

Não quero neste momento apontar culpados, mesmo com a evidente falta de estrutura que a prefeitura oferece em diversos pontos de Jundiaí, alguns já explanados no blog e tantos outros ainda não... Agora apenas peço medidas rápidas e efetivas para amenizar a situação e me solidarizo desde já com todos aqueles que tudo perderam neste triste dia.

12 comentários:

  1. A Prefeitura não faz prevenção em lugar algum... é só infra para os loteamentos e condomínios. Vamos ser solidários mas sem esquecer quem há 20 anos administra a cidade rica e não fez nada.

    ResponderExcluir
  2. Agora só podemos ser solidários..

    mas vamos todos marcar esses acontecimentos e lembrar disso na próxima eleição, reclamar não dá saidas, façamos todos nossa parte, assim como esses que no blog o fazem!

    ResponderExcluir
  3. Há culpados sim, e não é só a natureza! Temos tanto a omissão dos munícipes que não cobram medidas dos vereadores (omissos) e de um Executivo que conseguiu montar sua teia de poder e distribuição de cargos. Trabalhei 25 anos nessa cidade, passei pela estrada que liga Itatiba a Jundiai, quase que diariamente. Vi todas as mudanças que nela ocorreram - até a implantação de uma praça de pedágio. Depois da construção da barragem do DAE as enchentes ficaram frequentes. A baixada que liga Itatiba com a Anhanguera passou a inundar. Fiquei várias vezes preso no trânsito. Fora os deslizamentos de terra devido aos loteamentos e a impermeabilização do solo. Trecho da estrada sumiu na entrada da cidade. Lembro-me de ter cobrado de vereadores, ao duplicarem esse trecho de acesso ao loteamento próximo, para deixarem acostamento de segurança para pedestres. Resposta? Nenhuma. Agora o povo de Jundiaí e região colhe o drama, em especial Atibaia, da forma com que a SABESP, abre as comportas das barragens. Uma das funções dessas obras de engenharia e reservar água para os moradores da cidade de São Paulo. Enquanto isso as cidades da região ficam com as enchentes.

    ResponderExcluir
  4. Aqui no Parque da Represa a situação também é grave. O DAE abriu todas as comportas da represa e inundou a parte mais baixa do bairro. Pior que vc liga no DAE e os atendentes afirmam na maior cara de pau que as comportas não foram abertas! Por que a mentira? Não entendo.

    ResponderExcluir
  5. Colegas de blog, vejam as cartas da Fumas e do deputado Bigardi hoje no Jornal de Jundiaí. Tem o Ary Fossen também e o debate está esquentando. Nessa chuvarada, alguem vai achar a solução.

    ResponderExcluir
  6. José Galvão, a solução é trocar de prefeito, esse grupo que esta aí já cansou não dá mais. O que deveriam fazer com tanto dinheiro dos nossos impostos, como prevenção, não fizeram.

    ResponderExcluir
  7. Puta que pariu!!

    Da vontade até de voltar mais!!

    Acho que no mundo todo o Brasil é o único país aonde de tanto roubo, mentiras e individualismo a sociedade se tornou inerte devido às tentativas de tentar melhorar alguma coisa e sempre dar de cara com algum tipo de corrupção ou conflito de interesses no caminho.

    ResponderExcluir
  8. O problema não é exclusivo de Jundiaí, assistimos todos os dias, nos noticiários, inúmeras cidades passando por problemas parecidos, quando não piores. Vemos esses problemas até mesmo em países de primeiro mundo (Austrália). Existem ocorrências naturais que não são fáceis de serem previstas ou evitadas...
    Também é fácil jogar culpa nos administradores e esquecer de fazer sua parte, como por exemplo dar um destino correto ao seu lixo.
    A prefeitura toma os devidos cuidados para que acidentes não aconteçam, vejo algumas providencias sendo tomadas, mas não da para arrumar tudo da noite para o dia, e muito menos prevenir uma cidade inteira de todos os tipos de calamidades....
    Parem de jogar toda a responsabilidade no poder público, eu digo TODA, pois eles tem que cumprir sua parte da tarefa e inclusive serem cobrados disso, mas percebam que apenas criticar e apontar responsáveis não resolve nada... Não faria diferença se o prefeito fosse outro...
    E reparem que o problema em Jundiaí é muito menor do que em outras cidades..
    Não façam tempestade em copo d'água pois já basta essa que vem do céu.

    ResponderExcluir
  9. É uma lembrança trágica que as chuvas nos trouxeram. Devemos ser solidários, tomar atitudes emergentes, mas sem esquecer que o atual prefeito já ocupa o cargo pela 3ª vez.

    Seu partido está no poder há quase 20 anos e se tomassem medidas preventivas com o nosso dinheiro certamente as calamidades ocorridas seriam infinitamente menores. JUNDIAÍ POR SER UMA CIDADE RICA (veja noutro artigo neste blog o quanto ela tem mais condições do que outras cidades) DEVERIA TER AÇÕES MAIS EFETIVAS PARA NÃO DEIXAR OCORRER ISSO QUE ESTAMOS VENDO.

    Estou cobrando o prefeito publicamente, fiz isso pela rádio difusora hoje e postei nesse blog uma proposta de isenção de IPTU para as casas que estão alagadas, agora pra 2011. Vamos ser solidários, mas daí a olhar para as cidades vizinhas, ver que estão piores, e achar que o nosso prefeito fez tudo o que podia para prevenir estas calamidades... Jundiaí pode muito mais, por isso "quem executa com nossos fartos recursos" deve ser mais cobrado.

    ResponderExcluir
  10. As críticas ao poder público, pelo menos nos últimos 10 anos, sempre se concentraram contra a prioridade absoluta que os políticos dão para o mercado imobiliário, passando por cima da preservação ambiental, da sustentabilidade das zonas rurais, do planejamento urbano, do manejo de rios e águas pluviais, da regularização fundiária e de submoradias. A culpa do poder público pelos problemas que temos agora é infinitamente maior do que a de qualquer cidadão. E não é só culpa pelas perdas dos últimos dias, mas por todos esses anos de total desprezo pelas necessidades da cidade, que ainda vão trazer muitos problemas quando os políticos de hoje estiverem aposentados, curtindo o monte de dinheiro que estão juntando agora, às nossas custas.

    ResponderExcluir
  11. Se cada vereador, político ou empresário doar um terreno pra uma família pobre, o problema estaria resolvido, né. E olha que em Jundiaí os ricos passam dos mil.

    ResponderExcluir
  12. Francesco: lembro de que o governo não optou pela construção de uma termoleétrica na cidade, mas quem fez essa represa? Qual a finalidade dela? Viabilizou um empreendimento imobiliário de alto luxo, mas tal obra foi colocada a cabo, mesmo sabendo dos riscos numa planície de inundação. Como parece que está por dentro dos fatos poderia nos esclarecer:
    a) de quem é o empreendimento imobiliário de alto padrão em questão?
    b) qual a finalidade dessa represa? Quem é responsável por ela (sei que foi privatizada por meios nebulosos);
    c) de fato o problema não se prende só a Jundiai, mas assim como em outros locais a população está pagando pela conivência e ignorância dos fatos. Obras na cidade são questionáveis e mesmo com denúncias das mesmas seguem numa verdade imposta de cima a baixo. Assim, cabe a culpa.
    d) Veja a canalização na 9 de julho com o aval do MP....

    ResponderExcluir