domingo, 30 de janeiro de 2011

Quer asfalto? É só pagar...


No dia 22/11/2010 postei neste blog uma matéria sobre a cobrança de IPTU que ocorre no bairro Sítio Companheiros (ex – Chácara Companheiros) há mais de três anos, quando deixou então de ser considerado zona rural, passando a ser zona urbana, sem haver contrapartida alguma da prefeitura, ou seja, não há asfalto, esgoto, escola, creche, posto de saúde etc; além das constantes falta de água e de energia elétrica e a recente inundação e consequente queda da ponte que liga o bairro com o Rio Acima (veja post de 16/01/2011).

Hoje ocorreu uma reunião na Associação dos Moradores Sítio dos Companheiros (AMSC) com a presença de Antônio Carlos de Castro Siqueira (foto), secretário municipal para assuntos fundiários, e Marcelo Gastaldo, vereador eleito pelo PTB. A reunião era voltada para discutir regularizações de construções e melhorias no bairro, dentre elas a viabilização do asfalto.

Pois bem, a gestão municipal encontrou uma brilhante solução para equacionar esse problema: é só os munícipes pagarem o material!! A prefeitura, extremamente preocupada com o bem-estar e com a infra-estrutura da população carente de nossa cidade, cederá, gentilmente, a mão-de-obra para a realização da benfeitoria. Veja que ideia genial!! Não tem problema se o bairro está localizado em uma região carente de nossa cidade, nem que o IPTU já é cobrado há 3 anos. É só pagar... simples assim...

8 comentários:

  1. É impressionante como as políticas públicas não são direcionadas ao coletivo, já não bastasse isso, o serviço público agora está sendo "privatizado"....quantas vezes paga-se para ter acesso ao sistema de garantia de direitos?
    Isso para quem pode pagar, para quem não pode restam as consequências da falta de acesso a saúde, a educação, ao lazer, a cultura, a habitação,ao saneamento básico, uma população que sempre tem que se preparar para viver no limite...estigmatizada e enrijecida à margem de um sistema que privilegia poucos.

    ResponderExcluir
  2. Os moradores desse bairro tem que rezar para que os coronéis tenham a intenção de lançar por lá mais um condomínio fechado de alto luxo. Aí as ruas serão asfaltadas e outras obras de infra estrutura básica serão realizadas... Caso contrário, necas!

    ResponderExcluir
  3. A despeito de eu não morar nessa região, é importante destacar nessa afirmação o descaso do Poder Público com as polítcas sociais urbanas voltadas para a consolidação dos serviços socioassistenciais. A ideia desse "pândego dos assuntos fundiários" - pois é essa a alcunha que merece o autor dessa afirmação jocosa - expressa a posição de desresponsabilização do Poder Público face aos direitos sociais. Mais do que isso, demonstra uma total falta de sensibilidade com as condições de existência da classe trabalhadora que reside nessa área.
    Diante de seu cinismo e negligência em relação a situação de vida da população do Bairro Sítio dos Companheiros, só posso fazer uma proposta ao Sr. Antônio Carlos de Castro Siqueira : quer vir fazer show de stand up no meu bairro?

    ResponderExcluir
  4. O que noto neste artigo é a ação da prefeitura na prática de arrecadação e pressão da mesma sobre antigos moradores para que deixem essa área para o mercado imobiliário especulativo. Quanto ela já arrecadou com o IPTU? Quais as contrapartidas da mesma para com os moradores? Coleta de lixo, água e manutenção das estradas devem ficar a cargo da prefeitura... Qual a faixa de IPTU para essa área? Poderíamos aprofundar o debate verificando as faixas de IPTU cobradas na cidade...

    Que falta sensibilidade da gestão pública isso é fato.

    ResponderExcluir
  5. Vocês deste blog: perguntem para os moradores, para os pequenos proprietários que tiveram seus imóveis regulamentados pela Prefeitura o que eles acham disso. Isso é reforma urbana e a Prefeitura está inluindo estas pessoas com cidadania, escritura de suas casas, ruas com coleta de lixo, cata-treco etc. ESTA REGULARIZAÇÃO FEITA PELO CASTRO SIQUEIRA ESTÁ DE PARABÉNS!

    ResponderExcluir
  6. Como moradora do bairro citado e estando legalizada e regulamentada pela Prefeitura,e ainda, por pagar IPTU já por alguns anos consecutivos, gostaria de ter TODOS meus direitos de cidadã honrados.
    Não nego que já tenho alguns "privilégios",
    pois não são todos desta cidade que os têm; de ter coleta de lixo, luz e água. Entretanto, ainda falta, e muito, para que me sinta totalmente satisfeita com as políticas públicas dessa cidade, uma vez que não são mais públicas, e sim, privadas já que além de pagar TODOS meus impostos, preciso ainda desembolsar muito mais do que qualquer outro cidadão para ter melhorias no meu bairro.
    Reforma urbana tem que ser uma atitude fomentada e praticada pela Prefeitura e pelas secretarias responsáveis, e não ser uma atitude financiada pelo cidadão, já explorado por tantos impostos.
    Gostaria de saber dos demais, o quanto tiveram que 'desembolsar' (além dos impostos...), para terem asfalto e esgoto na rua e bairro que habitam.

    ResponderExcluir
  7. Cara Lígia, qualquer cidade cobra pelo asfalto (exceto nas grandes avenidas) e em Jundiaí a Prefeitura ainda paga 60% do custo (outras cidades cobram tudo do dono do imóvel). Quanto a regularização, gostaria de lhe falar o seguinte: quem comprou terreno em loteamento irregular pagou mais barato (justamente por ser irregular, por não ter os equipamentos obrigatórios). E é por isso que agora precisam gastar alguns Reais. Um abraço e desculpe-me pelo palpite.

    ResponderExcluir
  8. é fácil, é só vender uma área próxima para alguma Santa Ângela da vida e pronto, amanhã o asfalto chega com rotatória e palmeiras imperiais de brinde.

    ResponderExcluir