sexta-feira, 27 de maio de 2011

Sem proteção, tragédia acontece na 9 de Julho: não foi por falta de aviso

Infelizmente, mesmo após todos os avisos, petições e requerimentos enviados à Prefeitura e à Caixa Econômica Federal (financiadora da obra), nada foi feito e o pior aconteceu. Na tarde desta sexta-feira, um automóvel caiu no Córrego do Mato, na avenida 9 de Julho, matando mãe e filha. O acidente, que entristece toda a cidade, porém, poderia ter sido evitado. Em dezembro do ano passado, o atento colaborador deste blog, professor Paulo Taffarello, havia comentado:  

"Caso haja um acidente e um carro caia no leito do córrego (posto que não há proteção alguma , como guard-rail), a diminuição da largura das margens pode impedir que as portas do veículo sejam abertas e o aumento da profundidade pode dificultar o socorro à vítima. Em época de chuva (dezembro/janeiro), um indivíduo pode, em casos extremos, morrer afogado. Como a Prefeitura pretende trazer mais segurança nesta questão?", perguntava, à época.

Preocupados com esta situação, postamos em 26 de janeiro deste ano (há exatos 4 meses) o alerta: "9 de Julho sem defensas e sem defesa", estampando reportagem do JJ Regional, que noticiou a falta de defensas e proteções no entorno do Córrego do Mato. A afirmação era do próprio secretário de Obras do município, Sinésio Scarabello Filho."Pelo traçado e pelas características físicas, a avenida não é perigosa. Os acidentes ocorridos tiveram como causa a imprudência", afirmou. Assim, o que evitaria quedas de veículos no leito do córrego seria, segundo ele, o paisagismo. "Haverá árvores de grande, médio e pequeno portes e o espaçamento entre elas será reduzido", garantia (leia aqui o post completo): http://maisjundiai.blogspot.com/2011/01/9-de-julho-sem-defensas-e-sem-defesa.html.

Será que nenhum motorista tem o direito de errar? Será que os riscos não poderiam ter sido minimizados, com alguma segurança na borda do córrego? 
É triste, porém ainda dá tempo de evitar novas tragédias como a da tarde dessa sexta-feira.

48 comentários:

  1. Estou profundamente triste com o ocorrido... Poxa, em dezembro do ano passado já havia alertado sobre a falta de segurança!! Como sempre, vidas devem ser desperdiçadas para atitudes serem tomadas?? Que tipo de administração é essa?? Não tenho palavras para expressar minha indignação...

    Vejam o post de 19/12/2010!!!

    http://maisjundiai.blogspot.com/2010/12/obras-na-9-de-julho-o-buraco-nao-para.html

    ResponderExcluir
  2. Lamentável, mais, isto só mostra que Jundiaí,não é aquela maravilha, que o governantes municipais,mostram em propaganda cara.Paga com dinheiro público.Basta.

    ResponderExcluir
  3. Como é que este acidente teve 2 vítimas fatais? Na verdade, o por que foi parar no córrego?

    ResponderExcluir
  4. É... A segurança fica à mercê do belo...
    E o que o sr. prefeito tem a dizer para a família???
    Muito feio!

    ResponderExcluir
  5. infelizmente essa questão de paisagismo, meio ambiente parece estar a frente até mesmo das necessidades mais básicas do ser humano. Coloca defensas laterais na 9 de julho meu Deus! tira árvore do meio do passeio P....!!!! Instala radar p.q.p !!!!!

    ResponderExcluir
  6. Não há outro sentimento se não o de revolta e o de dor... sinto pela familia q perdeu entes em um acidente que poderia ter nunca acontecido... porém através deste podemos prestar realmente atenção ao que ocorre em nossa cidade...
    Um tempo atrás ouvi dizer que não iriam mais plantar árvores de qualque tipo nas margens do Corrego pois o gasto iria ser muito grande.. e o gasto com os acidentes? isso ninguém pensa... não nos gastos economicos e sim nos emocionais... é de se envergonhar nossos "queridos" políticos

    ResponderExcluir
  7. - Dias atrás vimos que o aumento da frota de veículos em Jundiaí; aumentou consideravelmente nos últimos dois anos!
    - Com tantos empreendimentos imobiliários na cidade, a tendência é também aumentar o volume veículos na cidade!
    - Jundiaí tem um aumento a cada ano de aproximadamente 8 a 9% de jovens "recem habilitado" - leia-se: pouca experiência no transito!
    E o que a nossa - estimada! - Prefeitura faz diante de tudo isso? Vai de contra-mão, a realidade dos fatos! Se a segurança será destinada à paisagem do local... a imagem dos responsáveis disso, deveriam vir à tona!

    ResponderExcluir
  8. Já sofri um acidente de moto na Av 9 de Julho a uns 15 anos atrás. Fui parar dentro do córrego! Graças a Deus só tive escoriações, mas esse problema vem a anos! Agora piorou com a profundidade do mesmo!

    ResponderExcluir
  9. Como sempre, tragédias tem que acontecer pra prefeitura tomar alguma atitude.Isso é para aprender a parar de desviar dinheiro dos cofres publicos e dar segurança à cidade. Pesames à família

    ResponderExcluir
  10. LAMENTAVEL, QUE DEUS CONFORTE A FAMILIA DESTA CRIANÇA E MULHER, MAIS JUNDIAI TEM GRANDE CULPA NISSO, POR FALTA DE SINALIZAÇÃO, HOMENS QUE PODERIAM ESTAR ALI PARA FISCALIZAR AS OBRAS VOCE PASSA NA HORA DO ALMOÇO E OS FUNCIONARIOS TODOS SENTADOS E AS MAQUINAS SEM NEM UM TIPO DE SINALIZAÇÃO FALTA DE FISCALIZAÇÃO E OUTRA QUE OBRA QUE NÃO ACABA MAIS HEMM, ISSO VAI PARA MIDIA PORQUE FOI EM UMA PARTE NOBRE DE JUNDIAI PORQUE AS MORTES QUE SÕ EM LOCAIS RETIRADOS NEM DIVUGADOS SÃO POLITICOS VAMOS TRABALHAR, NÃO SÓ QUERER SALARIO ALTOS.......

    ResponderExcluir
  11. MAIS QUE VERGONHA JUNDIAI, MAIS 2 VITIMA NO TRANSITO, VAMOS DAR MAIS ATENÇÃO PARA ESSE TIPO DE OCORRÊNCIA.

    ResponderExcluir
  12. Lamentável! como sempre, o mais importante sao os votos! Segurança, saneamento, saúde, educação... ficam em segundo plano. VERGONHA!.. Paulo

    ResponderExcluir
  13. Os (ir)responsáveis pela "reforma" da 9 devem ter feito faculdade por telegrama com os três patetas em 1930. Quanta incapacidade para lidar com logística, programação e planejamento de obras! Atrasos, superfaturamento de obras, planejamento ridículo de vias, investimento em postes e não em segurança. Era visível que isto iria acontecer. Tudo sobre a guarda do pateta mór, sr. prefeito Miguel Sabugo.
    Espero que a família processe a prefeitura por incompetência. Aliás, tenho fontes fidedignas de que a licitação para a construtora foi vendida e que o dinheiro desta reforma vem sendo literalmente COMIDO dos cofres públicos por gente podre. Maldita seja a maçonaria!

    ResponderExcluir
  14. Quem será responsabilizado pelas mortes?

    ResponderExcluir
  15. com mais um acidente, talvez, a prefeitura tome medidas de seguranca. otimo! assim podemos evitar outros acidentes. mais e quanto a este ?
    a medida de seguranca vai trazer essas vidas de volta ? palhacada:/

    ResponderExcluir
  16. Como ela conseguiu efetuar essa façanha?
    Cair, simples assim, numa tarde de sexta feira, num corrego, o qual não apareceu alí derrepente...

    É triste... e engenhoso.

    ResponderExcluir
  17. Alguem reparou que apesar do tubo de drengaem jogar agua no canal, não existe água no mesmo.

    Onde ela está indo???

    Solapando por baixo??? Logo veremos o resultado.

    Será que alguem está desviando a água do corrego?

    ResponderExcluir
  18. Tarcisio Germano de Lemos Filho27 de maio de 2011 às 19:03

    Pessoal:
    Nossas amilias são muito próximas, as falecidas eram grandes amigas nossas e participamos de todos os trâmites formais envolvendo o acidente, não fosse a nossa dor pessoal. Mas se valer disso para culpar o Prefeito, é um pouco de oportunismo político. Foi uma tragédia e ponto. Há trinta e quatro anos atrás meu irmao sofreu um acidente no mesmo local e o amigo faleceu. E ninguém colocou a culpa no Pedro Fávaro. Portanto, mesmo sem ter qualquer vínculo com o PSDB ou com o governo local, acho que a oposição poderia ter argumentos mais consistentes. Mas a crítica é válida e meu pai mesmo, em conversa publicada pelo Mazzoni, no JJ, já tinha advertido para essa possibilidade. Enfim, c´est la vie!

    ResponderExcluir
  19. Caro Dr. Tarcísio, obrigado por suas observações. Foi por este motivo mesmo que nem citamos os nomes das pessoas que faleceram neste acidente trágico. Apenas ressaltamos que era uma falha que já havíamos apontado ao prefeito e não deram bola. É nessas horas que uma tragédia - que infelizmente ocorreu - precisa acordar ao governant local para opiniões nossas e a de seu pai sobre segurança viária. Os argumentos são óbvios e técnicos sobre segurança. Abs

    ResponderExcluir
  20. é por esse motivo que nosso pais é de terceiro mundo, pq as pessaos preferem meter o pau na politica do q realmente saber o q houve!!

    ResponderExcluir
  21. concordo q nao ha segurança.. mais alguem daqui sabe como foi o acidente? a vitima estava estacionada no estacionamento do birra... ao enfartar acelerou o carro, ainda estacionado no estacionamento, o qual veio de ré ultrapassando a mureta do estacionamento e veio em linha reta a cair dentro do corrego. alguem tem alguma duvida sobre ser uma fatalidade ou nao!? somos o pais de terceiro mundo devido a pessoas que usam de fatos como estes para poder falar mal do governo ou prefeitura, triste a oposição querer ser envolver num acidente nao para resolver o problema mais sim para querer "meter o pau" no rival

    ResponderExcluir
  22. como...como a prefeitura de jundiaí não faz nada em relação a segurança(em evidência a 9 de julho),nao foi a primeira vez que houve um acidente na mesma avenida(carros que acabaram caindo no corrego do mato).
    É povo de jundiaí essa é nossa cidade,estado, país ... mais uma vez tem que morrer pessoas para poder fazer alguma coisa(se fizerem né...?!)
    ABSURDO!

    ResponderExcluir
  23. Não vejo ninguém tentando lucrar politicamente em cima da tragédia. O que se está fazendo é dando nomes aos culpados por ela. Todo mundo sabia que era questão de dias alguém cair dentro do Córrego do Mato já que não colocaram nenhuma proteção na nova avenida 9 de Julho. O resultado está aí. Simplesmente lamentável!

    ResponderExcluir
  24. Aos anônimos acima:
    Estamos relatando um fato ligado a falta de segurança viária que já havia sido alertado ao prefeito;
    Também se a pessoa tivesse alguma imprudência, ou sofrido infarte, mas o guard-rail existisse ela não cairia de 3 metros dentro do córrego;
    Preferiram o paisagismo do que a segurança, isso é constatação e não política partidária;
    No mais, o que voces acham, deveria ter proteção viária ou não na avenida? Boa noite.

    ResponderExcluir
  25. Não me espanta em saber que a Prefeitura de Jundiaí, verdadeira responsável por cuidar do bem público, sempre tenha que gerar notícias ruins como essa para poder agir. Me parece que nem tão pouco se importam com as vidas perdidas não só nesse triste acidente. Todos são obrigados a pagar impostos absurdos sem ganhar o justo em troca. Isso faz de vocês mercenários, sem se importar com o bem público e sim só com o bem próprio.

    ResponderExcluir
  26. Sr Tarcísio, "C'est la vie" não, "c'est la mort". 2 vidas se foram e isso não tem mais reparo. A culpa é sim das autoridades públicas responsáveis pela obra que, diga-se de passagem, está coberta de suspeitas, irregularidades e incompetências. Um erro do passado não justifica o erro presente. Errou o prefeito Pedro Fávaro e agora errou o prefeito Miguel. Esperamos que desta vez se faça justiça, e um advogado com o Sr nessa hora deveria estar preocupado não em defender a administração, mas sim com o que é mais caro ao direito, ou seja, a JUSTIÇA!

    ResponderExcluir
  27. Esse fato nos alerta para a falta de segurança no local. É preciso sim avançarmos com obras desse porte e dessa qualidade para a nossa cidade, mas dizer que paisagismo deve ficar à frente da segurança é muita ingenuidade.

    ResponderExcluir
  28. POis é!
    Sempre estarão de plantão os interessados em defenderem o poder municipal!
    Será que a culpa não é da oposição?pois afinal não conseguiu ainda EXTIRPAR essa adm atual do cenario politico Jundiaiense, e portanto puxasacos de plantão ainda dão pitacos em defesa do INDEFENSÁVEL !!!

    ResponderExcluir
  29. Tarcisio Jr. o Sr. é um bom exemplo para contrariar o ditado "TAL PAI,TAL FILHO"

    ResponderExcluir
  30. João Carlos Figueiredo28 de maio de 2011 às 08:52

    Bom dia! Quanto ao Dr. Tarcisio, o mesmo sempre foi completamente apolítico, e nunca teve em sua vida a intenção de proteger este ou aquele prefeito. Apenas se manifestou com a dor de quem manteve relação de amizade profunda com a família das duas vítimas. E como advogado extremamente correto que é não postou nada em defesa da administração, ou da família, pois não é aproveitador ou falso moralista. De outro lado, a Postura do Sr. Luiz Pacheco é que me provoca. Como maçom gostaria que ele dissesse quais as provas fidedignas que tem sobre corrupção na obra, pois se as tem e não apresenta, ou é conivente ou covarde e também que diga claramente o que tem contra a maçonaria, pois outros tantos maçons estão esperando para saber qual a razão das acusações.

    ResponderExcluir
  31. Sr. Tarcisio o que permite esta e outras tragédias, boa parte delas oculta aos nossos olhos, além de muita falta de seriedade e competência, é um judiciario frouxo, conivente, corporativo, um judiaciário q tem desembargadores q de forma descarada fazem campanha eleitoral em época de eleicões, um judiciário burgues preocupado em defender uma oliguarqia, suja, corrupta e sedenta por dinheiro e poder, agora eu pergunto de que lado o Sr está?

    ResponderExcluir
  32. Além do fato de não haver defensa, o que seria fato obrigatório neste caso (ou de uma mureta como há na Ozanam) cabe ação da família. Não se pode abrir mão da segurança em nome de obra paisagística, como pensando que sem defensas ficaria mais 'bonito' o visual, é muita falta de noção da realidade e dos perigos à segurança da população.

    ResponderExcluir
  33. Lamentável!!!!! Se até um programador (de nível técnico) quando desenvolve um programa para computador pensa em todos os possíveis erros que o usuário possa cometer, quem dirá um engenheiro civil que quando desenvolve uma obra tem por obrigação (e ética profissional) pensar em toda a segurança para o ser humano. A pergunta é: quem assinou esse projeto, foi algum engenheiro?????????????????

    ResponderExcluir
  34. Alguns comentários me faz rir porque a impressão que me dá é que apoiam essa obra irregular culpabilizando a vítima. Ou seja, além de tudo temos q ser perfeitos. Somo sujeitos a falhas, todos nós. Quem realizou a obra também cometeu falhas que deve ser corrigidas sem empurrar a responsabilidade pra outros. Não tem como erradicar os acidentes, mas tem como pensar em medidas de segurança para ameniza-los.

    ResponderExcluir
  35. A Prefeitura de Jundiaí está preocupada em apenas "embelezar" a cidade, desprezando a segurança da mesma!
    Gostaria que o poder político municipal desse mais atenção não apenas à Av. 9 de Julho como também a todos os bairros da cidade que estão "largados" a mercê da falta de segurança ( iluminação péssima, com lâmpadas fraquíssimas que mal iluminam, apenas criam uma penumbra!!!, favorecendo e muito a criminalidade que está em altos índices nesta cidade, etc...).
    Como cidadão jundiaiense, nascido e criado nesta cidade a qual muito amo, exijo que tanto a prefeitura municipal, como a câmara dos vereadores comecem a resolver os verdadeiros problemas desta querida Jundiaí, e não a usem somente como massa de manobra para fins políticos!!!

    ResponderExcluir
  36. Somos únicos e irrepetíveis, devendo descobrir, nós mesmos o nosso próprio caminho. Mesmo assim, formamos uma teia, na qual as contribuições verdadeiras (e não os julgamentos) são muito importantes para a construção de um mundo melhor! Puxa, impressionante como uma dor tão profunda se transforma num discurso crítico quase sem argumentos e num embate político, quase sem sentimentos. Um acidente ceifa duas vidas, mães queridas, únicas em seus sonhos, planos e aspirações, que construíam uma história de vida, talvez em meio a desafios e superações, se reduzem a um "objeto" na mídia, em função de vãs divagações. Ahhh, que "vida bandida"! Como as leva para um córrego já quase sem vida (?!), sem água (?!), sem árvores (?!), sem “mato” (?!), um profundo “buraco” (?!), sem “defesas”, sem saída (?!)... pois é, brilhos que se vão, mas quem sabe não seja tudo em vão... e que nos iluminem em meio a tanta escuridão!

    ResponderExcluir
  37. com mortes e acidentes frequentes, sugiro que tapem esse buraco e façam uma via, pois está ali sem embelezar nada, só matando e acidentando pessoas. queria que vocês se colocassem no lugar dessas familias enlutadas e preocupadas qdo acontecem algum acidentes.

    ResponderExcluir
  38. muito triste esse fato, tendo em vista a possibilidade de prevenção. É lamentável saber que a prefeitura visa apenas o paisagismo, uma coisa superflua. A segurança deveria ter sido primordial, é que o ano que vem terão as eleições e estão preocupados em "maquear" a cidade, deixando a desejar no quesito segurança, desencadeando esse tipo de acidente. Que Deus conforte o coração desta família que ficou.

    ResponderExcluir
  39. Roger Beoli (@rogerbeoli)29 de maio de 2011 às 08:40

    Realmente é demais a preocupação em trazer para ca industrias de grande porte e etc para aumentar a popularidade da cidade, nao sou contra, desde que para nos aqui cidadãos Jundiaienses tenha uma melhor qualidade de vida, seja em toda essa infra estrutura em Jundiai. O caos ta generalizado na segurança, transito, saude e por aí vai, nao adianta 'por fora bela viola e por dentro pao bolorento', palavras sabias de minha avó que esta la de cima olhando para tudo isso... que decepção.

    ResponderExcluir
  40. é mais do que obvio a necessitade de prémoldados do tipo new jersey para evitar esse tipo de incidente.

    ResponderExcluir
  41. Realmente muito triste o acontecido, o problema é que sempre vamos querer encontrar ou principalmente denominar os culpados! Ainda mais quando se tem algum tipo de interesse....
    Mas, quem puder me responda: Qual a avenida ou estrada do mundo tem guard rail do início ao fim? Esse tipo de proteção é instalado em locais que realmente demonstram perigo (curvas sinuosas, pista escorregadias), o que não é o caso da Avenida 9 de Julho. Além de que, quando os guard rails são usados em locais desnecessários ao invés de proteger o motorista, pode ser causa de danos e neste caso, seria um motivo de questionamento sobre a seriedade da reforma da avenida.
    Enfim... essa é uma noticia muito chata e nada vai justificar a morte destas duas senhoras, mas desculpa André, pelo que vejo tem muita gente querendo aparecer as custas deste acidente...

    ResponderExcluir
  42. Hoje para nós aqui em Santos aonde era o plantão da Dra. Silvia é mais um dia de LUTO,pois ela era a pessoa dedicada , atenciosa, que se dedicava a SALVAR VIDAS, infelizmente, não se conseguiu Salva-la e nem a sua mãe carinhosamente chamada de Cida, não sei o que se passa nesta cidade aonde essa pessoas eram muito queridas, apenas sei que elas nos faz falta, SAUDADES DA EQUIPE DO HOSPITAL GUILHERME ALVÁRO-SANTOS-SP.
    Marli polheim-Santos-SP

    ResponderExcluir
  43. Marli o que se passa nesta cidade é um problema meramente politico, os governantes querem apenas lucrar, lucrar....., não pensa na segurança, na saúde temos hospital há mais de 4 anos sendo moradia de baratas pois portas estão fechada, onde com mais de 300 mil habitantes apenas um hospital publico que atende região, onde embelezam uma avenida e não dão segurança, onde bandidos estão tomando conta dos bairros como Guanabara, Retiro, São Camilo e segurança não existe onde enfim tem uma renda percapta grande e não é usada para a população sabe que é a culpa? vou ti dizer dos moradores que votaram novamente no sr. Miguel dono de boa parte da cidade onde tem seus imoveis é seguro é bonito tem convenio médico, os filhos estudam em escolas particulares portanto o erro é no votar olha aí 2012 tem eleição e sabe o que vai acontecer Miguel vai continuar porque os Jundiaiense não tem cabeça para pensar......portanto merecem o que tem.....
    abraços
    Cida.

    ResponderExcluir
  44. Fatalidade foi a forma como ocorreu o acidente, mas a falta de proteção, não é fatalidade,é relaxo mesmo! Todos estão sujeitos a erros, as vias não podem contribuir para piorar um erro cometido. Uma verdadeira armadilha! É simplista tratar a questão como fatalidade ou, "c´est la vie".

    ResponderExcluir
  45. Concordo que as obras da 9 de julho estão mal planejadas e mal executadas, mas não concordo em culpar a prefeitura por este acidente. Para um carro que estava estacionado, cruzar a avenida e cair no córrego sem que a motorista conseguisse fazer algo a respeito é porque a velocidade que o veículo atingiu era muito alta e nesse caso acredito que o impacto do veículo sobre um guard rail seria tão fatal quanto a queda no córrego.. mais ainda, não concordo em atribuir à prefeitura a responsabilidade porque não sabemos de fato como ocorreu o acidente, então essa atribuição de culpa é meramente especulativa. No nosso país não conseguimos fazer política com a razão, somos ditados emocionalmente, atribuindo heroismo e vilanismo aos nossos politicos, assim as tragedias são culpa dos vilões, as bonanças são creditadas aos heróis... precisamos começar a atribuir humanidade aos nossos politicos, reconhecer que eles tem características boas e ruins, que eles eventualmente vão ter atitudes louváveis e deploráveis, e que elas podem servir para taxar o indivíduo como BOM ou MAL, pq ele é HUMANO, portanto possui ambas as características! Nosso país continua vivendo sob as lições dos contos de fadas, deixando tudo preto no branco e esperando o príncipe encantado que está acima do bem e do mal...

    ResponderExcluir
  46. A Cia. Paulista de Artes realizará apresentação de “Carnaval Campeão, só em ritmo de prevenção” e conta com a sua colaboração para divulgar esse evento. Segue anexas fotos do projeto.

    DIA: 10 de fevereiro
    HORÁRIO: 19h00
    LOCAL: Clube São João
    INGRESSO: gratuito
    EVENTO: Eleição da Corte do Carnaval 2012
    INDICAÇÃO: todas as idades
    GÊNERO: performance musical preventiva
    TEMPO DE DURAÇÃO: 20 minutos

    A Cia. Paulista de Artes traz pelo sétimo ano consecutivo, um projeto diferenciado para o Carnaval 2012 “Carnaval campeão, só em ritmo de prevenção”.
    Trata-se de uma performance com seis atores que envolvem o público presente através de danças carnavalescas, com muito confete e serpentina, ao som de conhecidas marchinhas e sambas enredo que tiveram as letras alteradas com foco na prevenção de DST/AIDS.
    No decorrer da apresentação, os artistas aproveitam para demonstrar de forma descontraída o uso correto da camisinha masculina.

    Essa apresentação é uma parceria da Cia. Paulista de Artes com a Secretaria Municipal de Saúde, através do Programa Municipal de DST/Aids.

    Coloco-me à disposição.

    Atenciosamente



    Rosangela Torrezin
    11 4521-0013 11 7140-6398
    Projeto Escola, Marketing e Assessoria de Imprensa
    rosangelatorrezin@ciapaulistadeartes.com
    www.ciapaulistadeartes.com

    ResponderExcluir
  47. Nossa faz tempo isso eu lembro eu vi,! Na epoca trabalhava no cafe donuts , foi bem repentino a mulher que dirigia tava no birra ai foi dar re e caiu!nossa mto triste

    ResponderExcluir