terça-feira, 22 de março de 2011

Prefeito Miguel Haddad diz não! E crescimento desordenado continua em Jundiaí

Não dá para negar: com tantos condomínios, trânsito cada vez pior e transporte coletivo ineficiente, dentre outros problemas urbanos, a nossa qualidade de vida vai piorar. Quando não se tem planejamento e responsabilidade, a cidade cresce de acordo com os interesses dos poderosos e quem sofre é a população! Até quando verão tudo isso em silêncio?

SEM EXPLICAÇÃO: O prefeito Miguel Haddad vetou o projeto em apenas três dias, enviou para a Câmara Municipal que, em 24 horas, numa votação de urgência, os vereadores da base de apoio do prefeito mantiveram o veto. Fim da proposta para repensar, sem a pressão imobiliária, o crescimento e qualidade de vida em nossa Jundiaí. Informações por parte do prefeito, de conteúdo técnico, não existem.

Qual a justificativa urbanística que o prefeito alegou para vetar o projeto? Nenhuma. Qual o posicionamento público para esclarecer a sociedade como anda o crescimento desordenado da cidade, quantos imóveis tem aprovados? E o transporte público, a saúde, o trânsito para suportar todo esse crescimento? Nenhum esclarecimento.

O QUE DIZ A PROPOSTA: O projeto de lei 10.839 do vereador Durval Orlato (PT), pretendia suspender por 180 dias a tramitação de novos empreendimentos de grande porte em Jundiaí. Entidades como a OAB, a ONG Voto Consciente, o presidente da Comissão do Plano Diretor, Araken Martinho, e diversos moradores manifestaram-se favoráveis à proposta. Os vereadores aprovaram o projeto por unanimidade no dia 15 deste mês. Seria bom para garantirmos o futuro da cidade, bem equilibrado e com qualidade de vida.

Continuariam com o processo normal, sem suspensão: todas as obras públicas, empreendimentos habitacionais do programa Minha Casa Minha Vida consolidados, os projetos de casas e apartamentos aprovados e em construção e todos os pequenos e médios empreendimentos.

O vereador Durval Orlato argumenta a importância da suspensão por 180 dias: “Outro projeto que prevê o Estudo de Impacto de Vizinhança (EIV), para os grandes empreendimentos, está em análise na Câmara de Jundiaí, por isso é prudente que se suspenda neste período somente as grandes e novas obras, para que possamos estudar e votar leis que evitem a perda da nossa qualidade de vida, do trânsito, do crescimento sem infraestrutura adequada. Os empreendedores não vão ficar mais pobres por conta desta pausa de apenas seis meses, mas os jundiaienses podem ganhar uma lei mais adequada para o crescimento de nossa cidade”.

Hoje na cidade há mais de 15 mil novas unidades habitacionais já aprovadas, o que garante diversas obras e muitos empregos. Não somos contra o crescimento da cidade, mas tem de ser de forma que todos sejam beneficiados. 

7 comentários:

  1. E por que os vereadores mantiveram o Veto do prefeito, se antes foram todos favoráveis à lei?! Os vereadores não sabem o que querem para a cidade? Não têm força para sustentar suas idéias? Depois vem o presidente da Câmara reclamar que o legislativo "não discute mais os grandes temas da cidade". Para discutir grandes temas, precisamos de grandes políticos. Onde estão eles agora?
    24 horas para abaixar a cabeça para o prefeito é um recorde de irrelevância política...

    ResponderExcluir
  2. Lamentável... Mais uma vez nosso prefeito mostrando para quem realmente seu governo é voltado... E nós esperando que ele tomasse uma decisão favorável a população jundiaiense em detrimento aos interesses imobiliários...

    ResponderExcluir
  3. "Os cães ladram mas a caravana não para !"

    até quando povo?

    ResponderExcluir
  4. Caro Durval fico imaginando como voce e a Marilena
    devem se sentir fazendo parte dessa turma de vereadores sem o mínimo de discernimento e postura diante uma posição tomada por eles mesmos poucos dias atrás. Como pode se mudar um posicionamento tão rapidamente do SIM para o NÃO sem o menor constrangimento é uma vergonha essa submissão da Câmara Municipal ao Poder Executivo.

    ResponderExcluir
  5. Culpa do povo, que fica quieto e não exige, ou melhor, não sabe exigir... O povo brasileiro em geral não sabe lutar por seus direitos, não é atento para o fato de estar sendo passado para trás. Não está no DNA do brasileiro lutar, brigar e exigir o que é seu, é um povo muito amistoso, simpático, sorriso largo e muitas vezes bobo, que quase sempre é enganado...Infelizmente...

    ResponderExcluir
  6. Acho que todos estamos conscintes do que vem acontecendo em nossa cidade. Não se trata do povo brasileiro, estamos especificamente falando do povo jundiaiense, temos que dar exmplo ao resto do país, veja nos paíse em conflito com os ditadores, bastou um começar para encorajar a mudança nos paíse vizinhos.
    Temos que agir em Jundiaí e dar exemplo para o resto do país, porque não podemos ser referencia de cidadãos..............????????????
    Diziam os filósofos, a alternância de poder faz bem para a democracia, caso contrário, se usaram dela para implantar uma ditadura disfarçada.
    Parabéns Durval, continue assim, representando de fato os interesses dos jundiaienses com projetos que melhoram a cidade.

    ResponderExcluir
  7. o fato é!a câmara municipal está à margem do poder.

    ResponderExcluir