quinta-feira, 31 de março de 2011

Na terça, Câmara vota proposta por dependentes químicos

Os vereadores da Câmara Municipal de Jundiaí votam na próxima sessão ordinária – terça-feira, 5 de abril, a partir das 9 horas - a Proposta de Emenda à Lei Orgânica de Durval Orlato (PT) que estabelece as competências municipais para tratamento de dependentes químicos. 

Na prática, a iniciativa trata da necessidade da instalação de uma clínica pública para tratamento completo para dependentes químicos de álcool e drogas. De acordo com a proposta, também seriam permitidos convênios com entidades populares constituídas.

Orlato analisa que a simples disponibilização de leitos hospitalares, como acontece hoje, não deve ser a única forma de tratamento clínico. “É necessária a existência de uma clínica de internação pública para os casos que necessitem de dois ou até três meses de tratamento”, argumenta. Segundo o vereador, a compra de vagas em clínica de cidades distantes é insuficiente e não atende a demanda de Jundiaí. “As entidades que dão apoio às famílias me procuram e reclamam que apenas os mais ricos têm condições de pagar o tratamento particular. Assim, as clínicas não conseguem dar continuidade em muitos casos que dependem de verbas da rede pública”, explica.

No último dia 19 de março, o parlamentar reuniu, em uma plenária, especialistas e representantes de diversas entidades da região que debateram o assunto. O evento teve a participação do renomado padre Haroldo Rahm e da defensora pública, Patrícia Malite Imperato, que se manifestaram a favor da proposta. “Jundiaí, uma cidade tão rica, tem a obrigação moral de cuidar das pessoas e famílias com dependência de álcool e drogas”, afirma padre Haroldo.

A defensora Patrícia apresentou dados preocupantes relacionadas aos jovens e à dependência química. “A cidade está no ranking das dez mais violentas contra a criança”, aponta. “Em 95% dos casos, as agressões são de pais envolvidos com algum tipo de substância química.” Segundo ela, em apenas cinco meses, 24 famílias já buscaram internação compulsória para dependentes químicos no município. “É inadmissível uma cidade do porte de Jundiaí não ter um tratamento especializado”, constata.

Um comentário:

  1. Fernando Campos - Instituto Nova Vida Reabilitação,
    Gostaria de alertar este município, que a Lei de Iniciativa Popular deva ser acionada para dar Celeridade a esta proposta.Com votos de 5% do eleitorado local este projeto é aprovado dentro da Lei Orgânica do município. Att Fernando Campos

    ResponderExcluir