quinta-feira, 17 de março de 2011

Convite Plenária: Dependentes Químicos e o Papel do Poder Público

O vereador de Jundiaí, Durval Orlato (PT), promove neste sábado a plenária “Dependência Química e o Papel do Poder Público”, que trata da necessidade da instalação de uma clínica pública para tratamento completo para dependentes químicos de álcool e drogas. 

O evento terá a presença do padre Haroldo Rahm – autoridade mundial na área – e da defensora pública, Patrícia Malite Imperato.

As exposições começam às 9h30, no plenário da Câmara, com entrada aberta ao público.

Orlato analisa que a simples disponibilização de leitos hospitalares, como acontece hoje, não deve ser a única forma de tratamento clínico. “É necessária a existência de uma clínica de internação pública para os casos que necessitem de dois ou até três meses de tratamento”, argumenta.

Segundo o vereador, a compra de vagas em clínica de cidades distantes é insuficiente e não atende a demanda de Jundiaí. “As entidades que dão apoio às famílias me procuram e reclamam que apenas os mais ricos têm condições de pagar o tratamento particular. 

Assim, as clínicas não conseguem dar continuidade em muitos casos que dependem de verbas da rede pública”, explica, lembrando que a criação do CAPS (Centro de Atenção Psicossocial) também foi um importante avanço na política antidrogas.

Já confirmaram presença na plenária representantes de diversas áreas ligadas ao assunto em toda a região, além de psicólogos, assistentes sociais e pessoas que já enfrentaram o problema na família.

Nenhum comentário:

Postar um comentário