quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

Chuva, tragédia e caos

Assista à reportagem da TV Tem

A chuva da noite desta quarta-feira (5) provocou muita destruição e quatro pessoas de uma mesma família morreram soterradas, após um deslizamento de terra no Jardim São Camilo.
O rio Jundiaí transbordou. Várias ruas ficaram alagadas. Houve também deslizamentos de terra em alguns pontos da cidade. No Jardim Tamoio, duas casas foram invadidas pelas águas.
A avenida dos Ferroviários, sentido rodovia Anhanguera, ficou inundada. Um carro foi coberto pela chuva.
Na rodovia Engenheiro Constâncio Cintra, um barranco desmoronou e a pista foi interditada, assim como a estrada velha de São Paulo, que teve o trânsito impedido pela queda de uma árvore.
Na Ponte São João, a chuva invandiu algumas casas da rua Carlos Gomes, assim como no Jardim Shangai.

Fotos: Jornal Bom Dia Jundiaí

4 comentários:

  1. ‎"Por volta das 10h30 da manhã, a Prefeitura começou a cadastrar as famílias que serão encaminhadas para abrigos. Mas, não foi bem recebida já que os moradores alegam que chove há alguns dias e a situação de risco vem de algum tempo"

    ResponderExcluir
  2. Thiago, pelo que sei, a Defesa Civil estava lá de noite, ajudando, e a Sonia com voluntários já tinham avisado esta família que o barraco corria risco... Agora é hora de todos apoiarem a Defesa Civil, os bombeiros, os familiares e a Fumas na busca de solução, de união de todos para superar e evitar nova tragédia.

    ResponderExcluir
  3. Não tenho dúvidas disso, Anícia. Acima apenas reproduzi o que o repórter da TV Tem, que estava no local e acompanhou tudo, disse na reportagem (por isto está entre aspas). Busquemos juntos, sim, colaborar para que isso não volte a acontecer

    ResponderExcluir
  4. As tragédias, anunciadas ou não, sensibilizam, principalmente quando há perdas de vidas humanas. Neste caso, uma família inteira, que não deve ter atendido ao aviso de risco, por falta de opção para se reinstalar, e acomodar os seus bens móveis, em geral obtidos com muito sacrifício. Apesar de óbvio, vale lembrar que morar sem condições adequadas e dignas, é falta de oportunidade, e o melhor é prevenir não remediar. E por favor, nos poupem do hábito de culpar a chuva e dizer que o mesmo fenômeno ocorreu em outras cidades. Lembrem-se que nenhum outro município está no topo da lista de todas as políticas públicas. Os fatos da semana não combinam com a imagem de Jundiaí criada pelo grande Duda e ventilada pela imprensa comprometida com o financiamento com recursos públicos.

    ResponderExcluir