segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

Trânsito e Transporte: os principais problemas para 2011

Foto: http://tudo-em-cima.blogspot.com/
Criamos este blog há pouco mais de 30 dias. Há duas semanas resolvemos fazer nossa primeira enquete, que contou com a participação de 127 votantes, que puderam expressar a opinião uma única vez, respondendo à seguinte questão:

Quais dos temas abaixo, ainda não resolvidos neste ano, deve ser prioridade em 2011 pela Prefeitura de Jundiaí?
(47%) Trânsito, transporte coletivo e mobilidade urbana;
(20%) Segurança, mais guardas municipais e câmeras de monitoramento;
(15%) Saúde, hospital regional, exames e internação de dependentes químicos;
(11%) Educação, creches em período integral e cursos profissionalizantes;
(4%) Cultura, incentivo às modalidades esportivas e grupos culturais;
(3%) Outra resposta, envie detalhes para imprensaorlato@gmail.com
Imaginávamos que o tema “Trânsito e Transporte” fosse despontar, mas não com essa diferença esmagadora sobre os demais itens. Isso mostra, guardadas as proporções da amostra e do perfil do público participante, como o descuido dos governantes municipais nos últimos 20 anos com o tema foi desastroso para nossa Jundiaí.

13 comentários:

  1. Votei no tema TrÂnsito, porque só era permitido escolher uma opção, mas dou igual importância ao TEMA CULTURA, BEM PATRIMONIAL e Grupos Culturais
    principalmente, na Vila Arens e no centro de Jundiaí.

    ResponderExcluir
  2. Pois é, concordo plenamente com o descuido e acrescento corrupção na questão de transito e transporte na cidade. Mas apenas 4% das pessoas estarem descontentes com a Cultura, em uma cidade em que a Cultura é praticamente inexistente, me assusta. Será que o jundiaiense realmente não se preocupa em ter um bom cinema de rua com preço justo e que possa ser utilizado como equipamento publico, que o teatro municipal tenha peças a preços populares, que a programação cultural o mantenha na cidade e fomente a arte, a dança, o cinema e o teatro produzidos na cidade?

    ResponderExcluir
  3. Acredito que o fato de 4% dos leitores terem apontado a Cultura, isso não quer dizer que esse é um tema que passa despercebido pelo jundiaiense. Como em cada voto poderia se escolher uma única opção, a maioria apenas apontou o tema mais urgente na visão individual de cada um. Mas, sem dúvida, é um ponto que tem de ser muito debatido em 2011.

    ResponderExcluir
  4. Com certeza Thiago, o tema CULTURA em nossa cidade, focando principalmente, bens móveis e imóveis, deverão ser discutidos e precisam do nosso apoio.

    ResponderExcluir
  5. Para o anonimo e outros entocados: tem o Polytheama com espetáculos pelos cem anos, orquestras, corais, exposições de artistas solidários etc., de graça, é só o jundiaiense tirar a bunda da cadeira e ir pra rua!!!!

    ResponderExcluir
  6. Se toda atividade cultural ficar resumida apenas ao Polytheama, cara Anícia, a Prefeitura continuará devendo para a sociedade. Numa cidade tão rica como a nossa, essa deficiência não deveria existir.

    ResponderExcluir
  7. Caro Orlato: Teve a virada cultural em poucas cidades e em Jundiaí (shows quase vazios); o show da Maria Gadu, quase de graça na Festa da Uva e poucas pessoas foram ver. Teve eventos durante uma semana (Consciência Negra)quase todos vazios. Vá ao Parque da Cidade neste Natal (como sempre de graça) e encontrará gente de Sao Paulo, Várzea, Itatiba etc. Será que o jundiaiense trabalha muito ou tem é muito lazer gratuito pra ir...

    ResponderExcluir
  8. Anícia, desculpe-me, mas seu foco Cultural está direcionado apenas para um ponto.
    Não basta sair de casa e ir ao Polytheama, Cultura por si só implica em diversidade.
    O tempo da censura já terminou há muito tempo, não temos mais que assistir apenas a Rede Globo!!!
    Precisamos lutar para viver em plena DEMOCRACIA, com Educação de Qualidade para Todos, por consequencia acesso a Cultura, desta forma todos preservariam os bens patrimoniais.

    ResponderExcluir
  9. Cara Hanna, tem muita gente boa fazendo arte e cultura em Jundiaí há muitos anos. O Inos Corradin, a Cia Teatral Rick e Kelli, a Juliana Galdino, o Cia Paulista, o Toninho do Diabo etc. etc. alguns há mais de 30 anos, como o Douglas Tufano que veio morar aqui, como a Alaíde Costa e veja, cara Hanna, eles não pedem dinheiro pra Prefeitura. Arte estatal só no Iraque do Sadam...

    ResponderExcluir
  10. Anicia,
    Li atentamente, seus comentários, analisando-os você está ligada a Cultura de Jundiaí, a ponto de pesquisar a quantidade de público em cada evento.
    Segundo o que você afirmou, poucas pessoas comparecem aos eventos programados pela Sec. Municipal da Cultura, por que será?
    Será que Jundiaí está se tornando uma cidade dormitório, onde a maioria trabalha fora do Município, perde boa parte do tempo em locomoção e quando chega em casa, só quer descansar?
    Seria interessante o levantamento deste fato, você não acha?

    ResponderExcluir
  11. Sim, cara Hanna. Só mesmo a discussão democrática e civilizada como a que estamos experimentando aqui, para se descobrir a razão, o diagnóstico da coisa. O que gosto de enfatizar é que a cultura é muito melhor e maior quando não se depende do governo. O governo pode ajudar mas é a sociedade (o inconsciente coletivo) que deve liderar.

    ResponderExcluir
  12. A Hanna tem razão quando afirma qua a Anicia deve ter ligação com a cultura local. É característica do executivo municipal e da maioria de seus discípulos, para ser justa com os raros contrários, em geral concursados sem cargos de confiança, essa posição irredutível diante da crítica. A análise dos resultados também podem apontar para uma razão diretamente ligada ao vencedor da enquete. Como as promoções são centralizadas, não atendem as populosas regiões da cidade, quem ousa enfrentar o caos no trânsito para buscar cultura e lazer? O desgaste para trabalhar já é demasiado. A programação mensal também é inacessível. Experimentem procurar em pontos óbvios como o Centro das Artes por exemplo. Ou faixas e cartazes em pontos estratégicos, anunciando os eventos, cadê? Cobrar por cultura também é impopular, não alcança a população. Anicia, exijam contrapartida dos inúmeros beneficiados pela PMJ. Façam com que patrocinem as promoções.

    ResponderExcluir