domingo, 12 de dezembro de 2010

Planejamento cicloviário: será que um dia teremos?


Conforme já foi discutido neste blog, o trânsito de nossa cidade está cada vez mais se assemelhando aos caóticos sistemas viários das grandes metrópoles. Falta de planejamento urbano e sistema de transporte público falho são alguns dos pontos negativos de nossa cidade. No entanto nada justifica não termos ainda um planejamento cicloviário em Jundiaí.

É de extrema importância, para a melhoria do trânsito e de nossa qualidade de vida, a construção de ciclovias, conforme há tempos o site cidade democrática já vem nos alertando; porém, mais do que simplesmente construir uma ciclovia em alguma avenida importante, é essencial a reflexão de um planejamento cicloviário municipal.

Tal planejamento consiste em não só incentivar o uso da bicicleta como meio de transporte como também enxergá-la dentro do contexto urbano existente para atender às necessidades reais dos ciclistas. O bom planejamento cicloviário necessita de segurança viária para circulação, bem como de infraestrutura adequada de estacionamento para bicicletas etc.

Passou da hora de refletirmos em todos os âmbitos sobre o assunto. Quando será que realmente nossos representantes irão enxergar de maneira séria a questão? E nós, quando e como cobraremos tal postura?

7 comentários:

  1. Boa reflexão, só que hoje bicicletas não conseguem ser meio de transporte, e sim laser e esporte. Uma cidade cheia de morros, com muito calor e um ritmo agitado faz com que usemos a bicicleta só para passear.

    ResponderExcluir
  2. Muito bom o seu blogue. Morei em Jundiaí a mais ou menos uns 15 anos atrás.Adorava a Cidade.Belissima, tenho um carinho especial por ela.Muito bom o seu blogue também.Interessante. Estou lhe convidando a visitar e se possivel seguirmos juntos por eles. Estarei grato esperando por voce lá
    Abraços de verdade

    ResponderExcluir
  3. Senhor Anônimo, discordo totalmente da sua afirmação.

    O número de ciclistas de Jundiaí é grande, pode confirmar isto ficando 10 minutos em qualquer grande avenida jundiaiense nos fim de semanas.
    As avenidas principais de nossa cidade são planas e têm ótimo perfil topográfico para a construção de ciclovias. É possível criar um plano de cicloviario em nossa cidade sem problemas (como por sinal já foi feito). Muitas pessoas utilizam todos os dias bicicletas como meio de transporte, em maioria são pessoas simples, com bicicletas sem sistemas eficientes de troca de marchas, mas que mesmo assim preferem se arriscar no trânsito a ficar no maravilhoso sistema de transporte público de nossa cidade.
    Jundiaí não possui morros tão íngremes em sua área urbana que evitem o uso das bicicletas. Ciclistas habituados com a pratica conseguem sem problemas trafegar por elas. Por que os ciclistas de fim de semana não usam a bicicleta durante a semana? Porque é perigoso, porque não existem locais para deixar a bicicleta, porque não há incentivos para que eles as usem durante a semana.
    Se Jundiaí quer ser uma cidade moderna, uma cidade do futuro, é preciso que nossa Prefeitura implemente uma política de trânsito que dê prioridade ao transporte público, aos meios de transporte alternativos como a bicicleta e realize ligações intermodais. A bicicleta além de gerar pouco trânsito, é uma meio de transporte saudável e não prejudicial ao meio-ambiente.
    Chega de usar carro, vá de bike!

    Nikolas Schiozer, membro da Bicicletada Jundiaí.

    http://bicicletadajundiai.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Um planejamento cicloviário é um plano que pode e DEVE ser feito junto com o planejamento de trânsito. Ele faz parte desse planejamento e pode ajudar a resolver vários dos problemas que temos. Por isso, a proposta de um plano cicloviário é um reforço para a cobrança por melhorias no trânsito, e também por melhorias no transporte público e por um melhor planejamento urbano como um todo. Alíás, é tanta coisa que falta que desanima mesmo pensar nessas reeleições eternas em primeiro turno...

    ResponderExcluir
  5. Pensar em alterantivas para o trânsito e dentro dele uma ciclovia é também pensar no laser e na saúde dos habitantes. O que não se pode é omitir uma ação efetiva na implantação e educação para o uso das ciclovias.

    ResponderExcluir
  6. Ciclovias, alguém sabe quantas tem no município?

    ResponderExcluir
  7. sou da região oeste da cidade,uma região que esta crescendo muito em residencias e industrias portanto,é imprecindível que se faça uma ciclovia ligando jundiaí à itupeva.o retorno para aregião é incalculável em todos os aspectos

    ResponderExcluir