domingo, 19 de dezembro de 2010

Obras na 9 de Julho: o buraco não para de crescer.


Esta semana um internauta me enviou um curioso e-mail a respeito da falta de segurança e a inviabilidade que as futuras manutenções às obras de canalização do Córrego do Mato, localizado à Av. 9 de Julho, estão trazendo e poderão trazer para a nossa cidade.

As referidas obras aumentaram a profundidade do córrego e o estreitaram, e para tanto foi utilizado gabeão (muro de contenção) feito com grades de aço galvanizado e pedras soltas em seu interior.

As preocupações do internauta, que não quis se identificar, foram as seguintes:

- O desassoreamento, fenômeno natural, que deixa, ao longo do tempo, terra no fundo e nas laterais do rio, tem de ser contido, e para tanto esta terra é retirada por meio de máquinas (escavadeiras/retroescavadeiras). O aumento da profundidade e a diminuição do cumprimento entre as margens do córrego não permitirão que os “braços” das máquinas atinjam o fundo deste, se for necessário minimizar os danos causados pelo desassoreamento; e ainda, em casos extremos, com a utilização dessas máquinas, a estrutura de contenção (gabeões) pode ser danificada, causando um total deslizamento das pedras contidas em seu interior. Portanto, como a prefeitura pretende realizar a manutenção (caso um dia isso ocorra) do córrego sem danificar o muro de contenção?

- Caso haja um acidente, p.ex., e um carro venha a cair dentro do leito do córrego (posto que não há proteção alguma , como guard rail etc), a diminuição da largura das margens pode impedir que as portas do veículo sejam abertas e o aumento da profundidade pode dificultar o socorro à vítima. Em época de chuva (dezembro/janeiro), um indivíduo pode, em casos extremos, morrer afogado. Como a prefeitura pretende trazer mais segurança nesta questão?

Aproveito este post para agradecer aos nossos internautas e ao mesmo tempo incentivá-los a ter “voz ativa” e a explorar as suas opiniões, sempre!

5 comentários:

  1. Excelente critica do internauta!!

    Sucesso com o blog!!

    Abraços

    ResponderExcluir
  2. Post muito pontual e excelente critica do internauta!!!

    BO blog está show!!

    Sucesso!!

    At.
    LTM

    ResponderExcluir
  3. Parabéns!!!

    Prevenir é melhor que remediar.

    Quando a Natureza é transformada pelo homem, com certeza, vai causar algum dano, pois se fosse o correto Deus já teria feito assim.

    Alguns países do 1º mundo, já estão desfazendo os contornos das margens dos rios em linha reta que fizeram e voltando aos contornos naturais.

    Ser sábio é uma dádiva!!!

    ResponderExcluir
  4. Até imaginei a cena de um carro caindo no meio daquele córrego lotado de água. Realmente um aumento significativo de problemas que podem ocorrer com nossos amigos ou nós mesmos. Mas nunca pensam a longo prazo, sempre é pra agora... Isso vai dar muito problema ainda...

    ResponderExcluir
  5. José Carlos de Oliveira23 de dezembro de 2010 às 14:49

    O cartão postal que é Nove de julho ainda passará por muitas obras. Imaginem os próximos prefeitos colocando ali ciclovias, linhas expressas de trens ou veículos leves e rápidos, teleféricos etc. e tudo isso com os fios subterraneos e sem postes... Quantas obras ainda veremos na Nove.

    ResponderExcluir