quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

Jundiaí 355 anos: uma pequena reflexão.


Jundiaí completou ontem 355 anos de vida. Ela foi elevada a categoria de vila em 14 de dezembro de 1655, tendo, obviamente, sua povoação iniciada muito antes desta data. De lá para cá muita coisa aconteceu e a cidade atualmente, de acordo com o último censo do IBGE, conta com uma população de exatos 370.251 habitantes, com um crescimento de 14,49% nos últimos 10 anos.

Agora quero atentar para um detalhe histórico. O dia 14 de dezembro foi feriado em nossa cidade apenas no ano de 2006. Sempre passamos a data de aniversário da cidade como um dia comum, sem relembrarmos ou refletirmos adequadamente sobre ela. Temos hoje monumentos históricos definhando, como é o caso da Ponte Torta (nesta foto em 1900), que demonstra o quanto o Executivo está preocupado com nossa preservação cultural.

O que seria melhor para nossa cidade: comemorar seu aniversário através de ações culturais e reflexivas, preservando assim nossa memória histórico-cultural ou atender aos apelos de nossos comerciantes que alegaram extremos prejuízos com o feriado em 2006? Dê seu comentário e vamos refletir juntos sobre esta delicada questão.

2 comentários:

  1. Jundiaí tem sido nestes ultimos tempos uma cidade grande, uma das mairoes do Estado e do Brasil, contudo, para poucos. Nosso executivo não se preocupa com cultura, esporte, educação, meio ambiente. Uma cidade que se gaba de ser grande é ao mesmo tempo tão pequena, voltada para os interesses de minorias.

    ResponderExcluir
  2. De nada adianta fazer um feriado no dia 14 de dezembro, sendo que os feriados que nós temos muitas pessoas nem sabem o que significa. Sou contra essa demanda de feriados que o Brasil tem, sem falar de "imendar feriado". Então, tbm sou contra nesta data. Afinal o Blog sugeriu açoes culturais e reflexivas. Desde quando fazemos isso, independente da data?

    ResponderExcluir