segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

Região da 9 de Julho: o ‘buraco’ está mais embaixo


Há algumas semanas escrevi neste blog alertando para o descaso da Prefeitura para alguns bairros da periferia. Agora, retomo o assunto para um enorme descuido na talvez área mais nobre de nossa cidade.

A Rua João Canela, localizada no Jardim Brasil, ao lado do Shopping Paineiras, desde o ano de 1999 vem apresentando sérios problemas de deslizamentos de terra que já chegaram a interromper a nossa avenida mais importante, a 9 de Julho. Hoje em dia além de a rua não estar em condições apropriadas para o transporte de pessoas, carros (não tem calçadas, a rua contém amontoados de terra, etc), o problema do deslizamento está também afetando a estrutura dos imóveis ali presentes.

Tal fato vem sendo apresentado e ignorado pela Prefeitura e por seus devidos procuradores desde o inicio da era Haddad e Fossen (1999 a 2010). Diversas vezes, por meio de abaixo-assinados, comunicações isoladas dos proprietários, dentre outras, as vítimas deste descaso vem tentando junto à Prefeitura buscar soluções, mas a falta de interesse da municipalidade em resolver um problema que acabou por afetar as construções e causar um enorme prejuízo às vitimas, acabou por gerar danos que já extrapolam a faixa dos R$ 200 mil. E tudo o que a Prefeitura tem a dizer é que: “a municipalidade está preparando o projeto de estabilização de talude para fins de orçamento e possível licitação da obra”.

Isto ocorre desde 1999! Na periferia, a Prefeitura cobra IPTU sem dar contrapartida. Agora, em uma área extremamente importante para a cidade, onde acredito os impostos não devem ser baixos, foi deixado que um problema relativamente simples (caso solucionado no seu início) transformar-se em graves prejuízos para nossos munícipes.

12 comentários:

  1. Seria importante ver os vereadores de Jundiaí solicitando ao Prefeito que publique ou torne público com as verbas de propaganda os valores cobrados pelo IPTU na cidade e ns áreas periférias. Também oportuno, seria cobrar dos vereadores uma cópia da lei mais recente que demarca o perímetro urbano da cidade.
    Só pode haver cobrança de IPTU quando ela está devidamente delimitada por lei, bem como, qual a justificativa para amplia-la e se está de acordo com o plano diretor.
    Como estudioso da evolução da relação executivo x população, fico no aguardo de uma publicação nessa coluna por parte dos vereadores jundiaienses. Alguém deve estar com vontade de trabalhar.

    ResponderExcluir
  2. Atualmente temos naturalizado as situações de violação de nossos direitos...cobramos cada vez menos e sofremos as consequências...
    Jundiaí é uma cidade de muito potencial, nós, enquanto moradores, ainda temos a capacidade de nos indignarmos, mas até quando????
    será que não cabe o fortalecimento dos dispositivos democráticos de participação da população??? Fortalecimento dos conselhos municipais, rede de proteção de garantia de direitos, etc...

    ResponderExcluir
  3. Sugiro a possibilidade de colocar no blog o endereço da Câmara Municipal, dos vereadores e do executivo para ficar mais fácil ao leitor indignado enviar um e-mail de protesto.
    Outra forma seria enviando requerimento à Câmara pedindo cópias da leis, o que além de uma resposta mais demorada, teríamos a certeza de que os vereadores de Jundiaí não são adeptos a solicitação dos seus munícipes. É dever do vereador responder as questões de interesse popular.

    ResponderExcluir
  4. Olá Luiz Roberto. Temos um link, na coluna à direita deste blog, da Câmara Municipal. Neste site da edilidade, encontra-se os telefones, e-mails e endereço. Sua sugestão para que os cidadãos cobrem os vereadores de informações, é correta. Boa parte das leis pode ser consultada no próprio site da Câmara Municipal, mas naquelas que surgirem dúvidas, é importante manter o contato com algum vereador. Obrigado por sua participação.

    ResponderExcluir
  5. Como ????? não acredito!! o Jardim Brasil está assim ??? não acredito !!! O Jardim Santa Gertrudes está uma maravilha, venha dar uma volta para constatar o que esta prefeitura faz de bom para a cidade. Sarcarmo geral, estão esquecendo da cidade como um todo, os cidadãos jundiaiense devem acompanhar melhor o que não está sendo realizado conforme prometido em campanha eleitoral.

    ResponderExcluir
  6. O Jd. Bomfiglioli está uma maravilha, somente minha rua e mais 2 sao asfaltadas, o resto.. tudo de pedra.. tem acidente direto numa praça, mas agente só assite..

    ResponderExcluir
  7. Alice no país das maravilhas...


    e tudo não passA DE UM ENGODO POLITICO.

    ResponderExcluir
  8. Gostaria de saber onde está o problema em reservar área pública para moradias populares.
    Mais interessante e ver que a MESA tem poder.... (quem é a mesa)
    Decreto Número: 00658 Promulgação: 05/08/1998
    Classificação: LEI ORGÂNICA Publicação: 07/08/1998
    Situação: Em vigor
    Autor: MESA

    Assunto: Suspende, por inconstitucional, a execução da Emenda à Lei Orgânica de Jundiaí nº. 13/94, que condiciona doação de área pública a reserva de outra, para fim habitacional. LEI ORGÂNICA - inconstitucionalidade

    ResponderExcluir
  9. Caro Luiz Roberto. Para que isso ocorra - destinar áreas públicas pra hatitação - existem outros procedimentos, convênios e termos a serem seguidos. Não basta colocar em lei (que deve ter sido isso que posteriormente foi julgado, como você disse, inconstitucional). A Mesa é composta por Presidente + 1°Secretário + 2ºSecretário que tem natureza e competência para propor projetos também. Obrigado pela participação.

    ResponderExcluir
  10. Se pensaram em resolver o problema habitacional de Jundiaí através dessa Lei e ela foi derrubada. O que falta ao Executivo e ao Legislativo para minimizar os impactos da expansão das submoradias da cidade? O que vai ocorrer é que o grande capital, aquele que tem mais dinheiro, com aval dos valores do IPTU, vão expulsar os mais pobres do centro. As periferias serão pontas de lança sobre as áreas rurais. Não se tem um política para conter a especulação imobilirária e.... repete-se os erros das grandes cidades. Que se faça o IPTU progressivo. Que se honere a riqueza e as heranças. A reprodução do capital tem as bolsas de valores e as moedas, até mesmo os metais como forma. A injustiça está na apropriação do espaço, que deveria ser de TODOS>>>>

    ResponderExcluir
  11. como diz o Luis Roberto, a cidade realmente não tem uma POLÍTICA para conter a especulação imobiliária. Mas acho que o buraco é ainda mais embaixo: o poder público de Jundiaí NEM SABE o que é uma "política pública". Nossa prefeitura só sabe fazer ações pontuais, isoladas, sem planejamento, sem transparência, sem definir diretrizes, objetivos, princípios... Ou seja, nossa prefeitura não sabe o que é POLÍTICA. Mas sabe muito bem o que é gastar dinheiro público sem controle...

    ResponderExcluir
  12. alguém deve paralisar as obras da terceira fase do fazenda grande, visto que a sua terraplanagem foi feita em área de APP utilizando a lei do interesse público, porém, esta lei somente pode ser utilizada qdo não há alternativas e neste caso havia, aqui em Jundiaí a lei do interesse público sempre favorece o privado e o MP na verdade é o Ministério dos Privados aqui nessa execelente cidade governada por empresarios transvestidos de governantes.

    ResponderExcluir