quinta-feira, 18 de novembro de 2010

E você, se lembra?!?

Recomendo que assistam atentamente ao vídeo acima, interessante trabalho do jovem Filipe Mantovan e equipe, pela JPTV (Band Regional), sobre a memória curta de parte dos eleitores.

Em enquete pelas ruas de Jundiaí, menos de dois meses após as eleições, praticamente nenhum dos entrevistados se lembrou em quem votou para presidente, deputados, senadores e governador.

E, pior: recorrem à boa e velha generalização. “Não adianta lembrar e cobrar, porque ninguém vai fazer nada mesmo”, dizem. Tem também aqueles que não têm a mínima vergonha em dizer que “apertou qualquer botão e confirmou” ou “escolheu pegando o santinho no chão das ruas”. Seria cômico se não fosse trágico.

Se você que assiste à reportagem também pensa assim, está na hora de parar e refletir. Já você que não se conforma com este tipo de pensamento, passe adiante e faça novas pessoas refletirem. Independente de candidato, partido ou coligação, não dá mais para pensar assim. Vocês concordam?!?

6 comentários:

  1. Está na hora do eleitor que exige mudança começar a mudar. A "cultura eleitoral e política" é algo que deve fazer parte do nosso cotidiano, da educação do cidadão. São por esses motivos e outros que presenciamos em nossa cidade, já que o blog é mais jundiaí, o colapso no transito, no transporte público, nas obras interminávies e sem planejamentos.....Políticos eleitos respondendo à vários processos de improbidades.....
    Vamos mudar, daqui dois anos elegeremos nosso prefeito e vereadores, vamos escolhê-los desde já.
    Abraços

    ResponderExcluir
  2. Precisamos mudar a "cultura eleitoral e política" do eleitor brasileiro, em especial, já que estamos falando em mais jundiaí, dos eleitores jundiaienses. O resultado da votação está nas ruas, transito caótico, transporte público precário, obras sem planejamento, prefeito e vereadores, salvo raras exceções, que atuam em nome dos interesses privados, problemas na UBS...........
    Vamos escolher melhor, daqui dois anos as eleições são municipais, precisamos deixar de fora os candidatos com ficha suja, os que respondem por improbidade administrativa, os que gastam quantias exorbitantes e desproporcionais em suas campanhas........
    Muda Jundiaí
    Abraços

    ResponderExcluir
  3. Precisamos urgentemente de Escolas Públicas de Qualidade para todos.

    ResponderExcluir
  4. Enquanto falarmos dos políticos como "eles", nunca vamos nos responsabilizar de verdade pelos nossos votos. NÓS somos os políticos! Os candidatos eleitos são um instrumento para que NÓS possamos tomar as decisões! Aqueles que dizem que "eles não vão fazer nada mesmo" está na verdade dizendo "EU não vou fazer nada"...

    ResponderExcluir
  5. O cidadão ainda não entendeu o poder do voto. Mais que isso, não entendeu ainda que após o voto ainda existe uma outra posição que é crucial para o desenvolvimento racional de qualquer sociedade -PARTICIPAÇÃO POLÍTICA. O cidadão precisa cobrar, e cobrar principalmente quem recebe muito bem para representá-lo nas esferas públicas.

    ResponderExcluir
  6. É fato. Jogar tudo para a terceira pessoa do plural é a forma mais fácil e cômoda de se eximir das responsabilidades.
    Como diria Gabriel, o Pensador:
    "Até quando você vai ficar usando rédea
    Rindo da própria tragédia?
    Até quando você vai ficar usando rédea
    Pobre, rico ou classe média?"

    ResponderExcluir