quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

Bicicletas como transporte para alunos da rede pública: é possível!

Em Jundiaí, nas últimas décadas, não foi realizado nenhum investimento por parte do poder público para inserir a bicicleta no nosso sistema viário e, consequentemente, começar a pensar nela como meio de transporte e não exclusivamente como lazer. Podemos citar alguns motivos para se pensar em utilizar uma bicicleta no dia-a-dia:

- Saúde: quem faz exercício diariamente geralmente tem uma saúde muito melhor;

- Ecologia: a bicicleta não emite gases nocivos ao ambiente e à saúde. Isto por si só já é um motivo e tanto para se pensar numa mudança de hábitos. Além disso, não consome petróleo (que um dia irá acabar) e produz muito menos sucata de metais, plástico e borracha;

- Economia: no combustível e na manutenção, no seguro e nos impostos. É bastante economia;

- Trânsito: trocando um carro por uma bicicleta, colabora-se para diminuir os problemas de trânsito que atingem nosso município.

Ninguém está pregando a extinção do carro, pois ele também tem suas funções. Somente estamos falando em se dar maior atenção para a bicicleta. Ano passado, meu projeto de empréstimos ou aluguel de bicicletas pela cidade foi premiado no concurso CIDADONOS. Enquanto aqui não houve real interesse do poder público, na última semana a Prefeitura de São Paulo anunciou, por meio de uma parceria público–privado, a instalação de mais de 300 pontos de empréstimos pela cidade. Além disso, existe um programa do governo federal, por meio do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação, que distribui bicicletas como transporte para alunos da rede pública.

É uma oportunidade que o governo federal, em parceria com os governos estaduais, municipais e com o Inmetro, está proporcionando pelo programa “Caminho da Escola”, que tem o objetivo de renovar a frota de veículos escolares, garantir segurança e qualidade ao transporte dos estudantes e contribuir para o acesso e a permanência deles nas escolas.

Criado em 2007, o programa Caminho da Escola foi ampliado em 2010 para dar aos estudantes uma nova alternativa de acesso às escolas públicas: a bicicleta escolar. Esta ação foi concebida após estudos realizados pelo FNDE mostrarem que muitas crianças percorrem a pé, diariamente, de três a 15 quilômetros para chegar à escola ou ao ponto onde passa o ônibus escolar. A bicicleta pode diminuir o esforço diário desses alunos, possibilitando, ainda, a prática de uma atividade física saudável.

Concebida pelo FNDE e testada em laboratório credenciado pelo Inmetro, a bicicleta escolar já está disponível para que estados e municípios possam comprá-la com recursos próprios. Para isso, basta pedir adesão à ata de registro de preços do FNDE e fazer o pedido. Padronizada, de baixo custo e concebida em dois tamanhos – aro 20 e aro 26 –, a bicicleta do Caminho da Escola também passou por teste de campo em 22 municípios das cinco regiões do país. No teste, os estudantes aprovaram o novo veículo.

A bicicleta tem quadro reforçado, selim anatômico, paralamas, bagageiro traseiro e descanso lateral, além de itens de segurança, como espelho retrovisor, campainha e refletores dianteiro, traseiro, nas rodas e nos pedais. Ainda vem com uma bomba manual para encher pneu e ferramentas de montagem e regulagem. Junto com as bicicletas, o FNDE doa capacetes, para reforçar a segurança dos estudantes.

Está aí uma ideia simples e ao mesmo tempo inovadora que poderia ser adotada como política pública pela Prefeitura de Jundiaí para incentivar a permanência de nossos alunos nas escolas e ainda propagar uma prática saudável e sustentável.

2 comentários:

  1. Em São Paulo a Organização Social Certificada pelo Ministério da Justiça -PROSEDIS- www.prosedis.org, está propondo a entrega de bicicletas APENAS para alunos HABILITADOS. "A Bicicleta é um veículo e como tal precisa ser conduzido de maneira adequada em conformidade com as leis de trânsito e para tanto, é preciso formar o ciclista que será avaliado do ponto de vista teórica - conheciento das leis de trânsito pertinente ao uso da bicicleta e avaliação prática, o chamado PEDAL SEGURO", afirma o Prof. Jair Quadros Jimenez Jr, Pedagogo e presidente do PROSEDIS. Além de oferecer o curso de formação de ciclista e expedir a "Carteira de Habilitação do Ciclista Amador - Categoria Estudante" - C.H.C. O PROSEDIS também defende o uso de acessórios como, CAPACETE OBRIGATÓRIO, espelho retrovisor, buzina e especialmente sinalizadores (luzes de freio, setas e farolete) como itens obrigatórios a partir da AQUISIÇÃO DAS BICICLETAS. Como item final de segurança e para fiscalização, o PROSEDIS sugere e apoia o EMPLACAMENTO GRATUITO das biciletas pelo Poder Público municipal e aplicação de multas educativas ( simbólicas no custo - menos de R$5,00) e o Curso de "reciclagem" para os que não se comportarem adequadamente no trânsito e tiverem acumulados pontos negativos aplicados por policiais e agentes de trânsito. O Prosedis atende pelo e-mail: atendimento@prosedis.org para dúvidas, sugestões e para participação das prefeituras interessadas nos programas de Habilitação para Ciclistas... O Fone do Prosedis é 11 3904.1830 - Prof. Jair Jimenez

    ResponderExcluir
  2. Oi, Paulo. Você saberia me dizer se os recursos próprios aplicados pelos entes estatais no programa Caminho da Escola poderiam ser considerados para o cálculo de gasto de 25% de impostos e transferências em ações voltadas à manutenção e ao desenvolvimento do ensino?

    Obrigada pela atenção.

    ResponderExcluir