terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Morre terceira vítima da 'Nova 9'. Até quando?

Foto: Marcelo Langue/Jornal de Jundiaí/15dejaneiro2012
Morreu no Hospital de Caridade São Vicente de Paulo a terceira vítima da falta de segurança na avenida 9 de Julho. Antonio Belmiro das Virgens, 41 anos, estava internado desde o último dia 15 de janeiro, após cair com seu carro no córrego da avenida, recém-reformada. Sem defensas ou guard-rails nas margens, essa é a terceira vítima da chamada 'Nova 9'.


Vale lembrar que a Prefeitura ficou de rever a ideia de que “o paisagismo é que faria a segurança” para veículos e pedestres após, no dia 27 de maio do ano passado, mãe e filha morrerem após também cairem no córrego.


Ainda no hospital, Belmiro havia concedido uma entrevista à repórter Tereza Orrú, do Jornal de Jundiaí, em que afirmava após o acidente: "Moro em Campinas, mas costumo vir a Jundiaí visitar meu irmão. Tinha observado que não tinha nenhuma proteção e que isso poderia causar acidente", disse. Belmiro recordou ainda que no dia do acidente chovia muito e, ao passar por um cruzamento um veículo passou em alta velocidade, cortando a frente do seu carro. Antes disso, já preocupado com a situação, este blog já alertava para o problema. "Pelo traçado e pelas características físicas, a avenida não é perigosa. Os acidentes ocorridos tiveram como causa a imprudência", afirmava o secretário de Obras, Sinésio Scarabello Filho, à época.


Na ânsia em defender a Prefeitura, alguns chegaram a acusar injustamente, nas redes sociais, a vítima mais recente de "estar embriagado", o que é ainda mais lamentável perante o sofrimento que as famílias passam em situações como esta. A morte de Belmiro foi anunciada no próprio Jornal de Jundiaí na seção de falecimentos do último dia 9, mas não foi repercutida, passando despercebida pela opinião pública local. (colaborou Emerson Leite)

12 comentários:

  1. "Pelo traçado e pelas características físicas, a avenida não é perigosa. Os acidentes ocorridos tiveram como causa a imprudência"

    Concordo! Se jogar em um córrego onde a velocidade max permitida é de 60km/h é imprudência sim!

    O Sr. Belmiro afirma que havia percebido o perigo, pois ele deveria se preocupar com os problemas de sua cidade, e dela nunca sair assim sendo!

    ResponderExcluir
  2. Boa tarde.

    Comparado com o mesmo periodo antes de reformar a 9 de julho, este numero (3 mortes) foi melhor ou maior?

    ResponderExcluir
  3. Não acredito que seja só colocar defensa ao redor do córrego, o problema é mais velocidade acima do permitido que tudo, tirando o caso das duas mulheres, as defensas poderiam ter ajudado, pois ela sofreu mal súbito e o carro despencou, o restante é falta de prudencia dos motoristas mesmo, vcs ja viram que onde estão construindo a fonte perto do novo shopping, quase toda semana batem na proteção, imagina a hora que afonte estiver aberta.....

    ResponderExcluir
  4. Estudos já foram realizados de que a canaleta do córrego tem trechos com quase 3 metros de profundidade. Antes, não chegava a 1,5 metros em barranco de 45º. Agora é ingrime, perpendicular. As mortes poderiam ser evitadas se tivessem defensas, sejam quais fossem os motivos.

    ResponderExcluir
  5. características físicas, a avenida não é perigosa. Os acidentes ocorridos tiveram como causa a imprudência"como o Guilerme falo realmente não mas vamos colocar dois fatos 1° realmente a avenida 9 de julho era para ter alguma segurança porque de fato sempre ouve muitos acidentes carros sendo jogados dentro do (rio) além de tudo uma segurança para os pedestre seria de ótima ajuda para previne outros tipos de acidentes e mortes.2°o que que vem me adi mirar o fato da imprudência do segundo ato que ele se perdeu com o carro conforme dito na reportagem será que esse sujeito ele era habilitado ou o carro era roubado alguma coisa de errado esta a trás disso tudo e cadê o governo para parar as auto escola que vende habilitaçao cadê o policiamento nas ruas e avenidas muitas vezes eu vejo principalmente no centro da cidade os ônibus passando no semáforo vermelho pessoas dirigindo embriagadas cadê o policiamento nas ruas o estado que judiai se encontra deveria ter em cada bairro polias mas nos bairros nos temos os guardinhas que algumas pessoas paga para a proteção do seu imóvel mas eles não pode intervir a segura total que e´ relacionada no transito de judiai porem eu vejo que realmente há´ um erro falta de nas ruas avenidas bairros falta de sinalizaçao e falta do governo para vistoriar os erros que vem acontecendo logo logo vai ficar insuportável viver em jundiai por causa do próprio governo o que custa colocar viaturas na ruas para pegar essas pessoas que comete imprudências no transito que acaba matando um pai de familia vamos levar como exemplo o fato falta de segurança em tudo um ponto leva para o outro como eu coloquei no meu comenta rio falta segurança e o pior e´ que a gente paga por ela

    ResponderExcluir
  6. Acho que o povo acostumou a culpar sempre a administração da cidade, mas neste caso, de nada tiveram culpa. Se a nove ficasse como estava antes, certamente ia ter mais reclamações por conta das inundações que haviam antes da reforma.
    Aposto que se colocarem proteção não avenida, vai ter gente reclamando da estética dela. Em resumo, nunca estarão contentes. HK

    ResponderExcluir
  7. Criticar é o caminho mais fácil. Eu acredito que deve ser tomado providências baseadas em estudos reais e que as ações devam ser tomadas imediatamente. Enquanto se gasta em outras coisas e ninguém tira o escorpião do bolso para sanar problemas que poderiam ser simples de serem resolvidos ,eles continuarão acontecendo. Então surge a crítica. Os políticos que gostam tanto de cobrar uns aos outros caçando defeitos dos que fazem ou deixam de fazer devem se juntar em buscar alternativas melhores , afinal todos estão no mesmo barco e os problemas são de todos.

    ResponderExcluir
  8. Acidentes sempre irão ocorrer, por imprudencia, por imperícia, ou por simples fatalidade, não importa a causa. A função do Estado (neste caso Prefeitura) é dar SEGURANÇA. Então porque não colocar as defensas na avenida 9 de julho para aumentar a SEGURANÇA,não só dos imprudentes e sim de todos????

    ResponderExcluir
  9. Já está provado que a maioria dos acidentes no mundo todo são causados por imprudência e erro humano no momento de projetar ou executar algo.

    Não por isso são deixados de lado melhoria nos carros, prédios, produtos e ruas.

    As defensas são necessárias porque qualquer um pode parar dentro do córrego sem estar correndo. Como disseram, basta um imprudente fechar o seu carro para você ir parar no meio do córrego, sem culpa alguma, e perder a vida ou de algum familiar.

    ResponderExcluir
  10. Gastar 40 milhões só pra alargar um metro de cada lado, trocar tubulações e colocar pedras em gabiões é muito dinheiro... deveriam ter previsto as defensas! Já morreram 3 pessoas, quais as desculpas mais darão? O prefeito ser inerte e conivente com quase 3 anos pra entregar a obra e ainda inacabada? É o cúmulo e ainda tem gente falando "o prefeito não tem culpa", ou "é fácil criticar"... ficar quieto é muito mais fácil, como alguns cidadãos carneirinhos que temos aqui em Jundiaí.

    ResponderExcluir
  11. COMO É QUE ALGUÉM CAI ALI NO MEIO???????


    bebado ou nao sabe dirigir.
    nao precisa de nada ali... só de mais atenção no transito, direção defensiva e respeito as leis de transito... é a mistura que resulta em segurança no transito.

    ResponderExcluir
  12. Acontece que as midias escritas de jundiaí são pagas pela Prefeitura e não podem falar de quem lhe dá sustento. Senão cuspiriam no prato que comem!

    ResponderExcluir