segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Prefeito veta projeto para incluir pessoas com deficiência

Sem nenhuma justificativa plausível, o prefeito de Jundiaí, Miguel Haddad (PSDB), vetou projeto já aprovado na Câmara para regular cotas de vagas a pessoas com deficiência no serviço público. Agora, a proposta volta à análise dos vereadores na sessão desta terça-feira (3). Caso os parlamentares sejam contra o veto do prefeito, a proposta vira lei.

A proposta para incluir mais pessoas com deficiência nos concursos públicos é do vereador Durval Orlato (PT) e já havia sido discutida em Fórum realizado na Associação dos Aposentados. A iniciativa tem o apoio de entidades como a Pastoral da Pessoa com Deficiência e a Gerência Regional do Trabalho e Emprego.

De acordo com o vereador, atualmente a lei municipal não está de acordo com a lei federal que define as cotas para pessoas com deficiência. “Pelo entendimento da lei da cidade, a cota para deficientes é de 5%, assim como a federal. Entretanto, se oito vagas são abertas, o resultado dá 0,4. E a Prefeitura não arredonda este número para um. A lei federal diz que em casos como este, uma das oito vagas deve ser direcionada às pessoas com deficiência”, explica.

Orlato pesquisou e constatou que, nos últimos dez anos, a Prefeitura de Jundiaí contratou cerca de 4.500 servidores e que ao menos 100 deficientes deixaram de ser contratados. 
 
Recentemente, o vereador esteve na secretaria de Recursos Humanos da Prefeitura e detalhou todo o projeto aos representantes do Executivo. Mesmo assim, o prefeito não se sensibilizou.

2 comentários:

  1. É a velha máxima, se não foi eu, não vale! Tem de mobilizar para forçar, amanhã o plenário tem de estar lotado!

    ResponderExcluir
  2. Se os deficientes fisicos de nossa cidade rendessem algum tipo de erário a esses Srs., com certeza ja estaria aprovado a lei. Mas como só darão despesas ele veta. Esperar oque desse governo? Dinheiro para reabilitação de pessoas com problemas com drogas não tem, mais $825 mil para grafitar a 9 de julho ai sim. Realmente isso é o cumulo do absurdo nesa cidade e o povo tem que antes de mais nada TOMAR VERGONHA NA CARA, e dar um fim nessa ditadura do PSDB, travestida de democracia. FORA COM ESSA CORJAAAA AGORA!!

    ResponderExcluir