terça-feira, 31 de maio de 2011

Miguel, pressionado pelo movimento de greve, acaba cedendo

O prefeito Miguel Haddad acabou cedendo o reajuste de 7,3% nos salários, 21% no vale-alimentação (foi para R$ 230), abono das horas paradas sem qualquer prejuízo e uma comissão de funcionários para rever e implantar o Plano de Cargos, Carreiras e Salários.

A greve, conforme anunciado pelo sindicato na semana passada, começou na manhã desta terça-feira (31) com assembleia na porta do Paço Municipal. Os servidores passaram o dia em greve e negociações. Às 14 horas ocorreu nova assembleia geral com a vitória dos servidores públicos nas suas reivindicações.

O que mais chamou atenção neste fato inédito nos últimos 20 anos de administração do PSDB em Jundiaí, é que foi a primeira greve e manifestação de descontentamento dos servidores com o prefeito. Falta de diálogo permanente, desconsideração para com os servidores efetivos (os que de fato fazem as políticas públicas de saúde, educação e outras acontecerem nos bairros) e “regras só no papel” quanto ao Plano de Cargos, Carreiras e Salários, fizeram os trabalhadores se unirem.

A votação não foi unânime. Nem foi totalmente isenta de paixões de vários lados. Muitos servidores não acreditavam no sindicato, outros achavam que os valores deveriam ser maiores, outros tantos apoiavam a posição da prefeitura (muitos têm relações mais próximas ou ocupam cargos de chefia ou tem gratificações, ou mais...). Dos cerca de 500 servidores que compareceram à assembleia das 14 horas de hoje, uma centena queria mais, e votaram contra a proposta. A maioria, no entanto, concordou e entendeu ser um avanço, muito embora tivessem mais coisas a reivindicar.

No Plano de Cargos, Carreiras e Salários que será discutido (e já faz tempo que tem, mas o prefeito Miguel Haddad não implantava) esperamos que as carreiras e salários, dentre as particularidades próprias do serviço público, sejam norteadas pela meritocracia: aqueles que se esforçam, se aperfeiçoam por meio de cursos e treinamentos, têm comportamento adequado ao cargo e conseguem coletivamente dar resultados positivos no setor onde atuam, sejam beneficiados por regras claras de progressão. E esperamos que o prefeito respeite a quantidade de efetivo para as funções importantes na cidade: monitoras de creche e guardas municipais, por exemplo, precisam urgente de novas contratações, só para citar alguns exemplos.

Quem também ganha com isso é a população, que terá o servidor público mais satisfeito e motivado em exercer sua atividade. Parabéns a todos os servidores pela unidade em torno de um objetivo comum. As diferenças de representação, de compreensão e até de futuros ajustes, terão o seu momento.

5 comentários:

  1. A luta foi um marco pra nós FPM,mais diga-se de passagem não pela força do sindicato mais das nossas forças, pq sabemos que nosso sindicato é manipulado sempre...

    ResponderExcluir
  2. Parabéns funcionalismo público de Jundiaí. Essa união e coragem demonstradas é que fará de Jundiaí, de fato uma lugar melhor pra se viver!

    ResponderExcluir
  3. Se isso for ceder, tenha santa paciência, grande diferença de 6,8 para 7,3 mais uma miséria no vale refeição, hahahahaha.

    ResponderExcluir
  4. Fico feliz pela nossa vitória, mas precisamos ficar de olho no plano de cargos e carreira para não deixar que eles nos enrolem mais um ano.

    ResponderExcluir
  5. Parabéns a todos os servidores públicos pela demonstração de força e disposição de luta. Parabéns também ao sindicato e a todos que ajudaram a construir esta página da história de nossa cidade.

    ResponderExcluir