domingo, 29 de janeiro de 2012

PARALELEPÍPEDOS: Uma possibilidade sustentável.


Em tempos de constantes enchentes, muitas delas causadas, dentre outros fatores, pela excessiva impermeabilização do solo, levanto uma questão: parece que nós temos um caso de amor com o asfalto no Brasil, ficamos com a eterna idéia de que asfaltar é indiscutivelmente um progresso, principalmente asfaltar os paralelepípedos... será?? Eu gostaria de pensar e discutir a respeito de outras alternativas... em ruas de baixo fluxo de carros, regiões onde a velocidade final é baixa, ou locais que se urbanizaram mas ainda não receberam a devida atenção da Prefeitura, porque não levar em consideração as vantagens do paralelepípedo? A pavimentação com paralelepípedos de pedra, apesar de não ser obviamente aquilo que resolveria TODOS os nossos problemas (não vamos radicalizar), não é só, como muitos pensam uma maneira de preservar o caráter de centros históricos, mas tem muitas vantagens práticas e modernas:

- Todos os calçamentos dos tipos paralelepípedos e bloquetes, sem rejuntamento de argamassa são considerados pavimentos ecologicamente corretos, permitindo a infiltração da água da chuva. As vantagens desta infiltração vão desde a recarga do lençol freático, à diminuição da vazão escoada para os mananciais, o que diminui os riscos de enchentes;

- O asfalto, embora sendo uma camada fina, tem o poder de absorver calor durante o período de insolação. Este calor absorvido é liberado para o meio, o qual pode ser sentido ao andar pelas ruas asfaltadas. No calçamento de paralelepípedos o comportamento é totalmente diferente, uma vez que este tipo de pavimento, por características geológicas, absorve menos calor. Este comportamento se deve, além das características da rocha, a espessura do calçamento em contato com a base (solo) facilita a dispersão do calor absorvido, não irradiando o calor por muito tempo depois do período de insolação, deixando a temperatura mais amena e tornando o clima mais agradável;

- Depois de algum tempo aparecem fungos e gramíneas inseridas entre as juntas, ou seja, nas partes que normalmente são preenchidas com areia. Estas colônias de vegetais que aí proliferam podem ser imperceptíveis para muitos, mas desempenham funções importantes para o meio ambiente como: a absorção de água e nutrientes; a retenção de parte dos sólidos carreados pela água de chuva etc.

Em contrapartida, a vida útil do pavimento asfáltico é menor em relação a vida dos pavimentos de paralelepípedos, e com altíssimo custo de manutenção. O pavimento asfáltico provoca um aquecimento considerável, criando bolsões de calor nos perímetros urbanos que deve ser considerado em tempos de aquecimento global. Todo o material desgastado do pavimento asfáltico, tanto o orgânico como o inorgânico acabam nos cursos d’água, entulhando a calha dos mesmos e provocando poluição e contaminação. É claro que não estou defendendo a troca total de vias asfaltadas por paralelepípedos, seria algo insano, uma vez que as vias de alta velocidade necessitam do conforto e da aderência asfáltica, mas quero pelo menos gerar a discussão... Estaríamos dispostos a abrir mão de nosso conforto por uma solução que geraria mais benefícios ao meio-ambiente? O que vocês pensam sobre isso? Aguardo a postagem de críticas e comentários!

5 comentários:

  1. José Carlos Sacramone29 de janeiro de 2012 às 21:24

    quando propusemos que o pavimento da nova rodoviária fosse de paralelepípedo, como era o da rodoviária velha, fomos chamados de retrógrados e criticados. Realmente o paralelepipedo, propicia uma micro drenagem importante alem de não ser afetado pelo combustível e óleo dos veiculos. O grande problema dos paralelepípedos hoje, além da questão da segurança, é a falta de calceteiros para sua instalação e manutenção. Falta mão de obra especializada.

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  2. Eu reuni moradores e exigimos paralelepípedos em quatro ruas do bairro Agapeama, há 20 anos. E o calçamento continua lá maravilhoso...
    Ruas Porto Velho, Ponta Porã, João Filipini...a custo zero para os moradores.

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    1. Realmente, pena que hoje com enormes remendos de asfalto.

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  3. Existe seus prós e contra como foi dito, o paralelepípedos durante anos foi utilizado até que o tão sonhado não ecológico confortável asfalto chegasse. Na minha opinião os paralelepípedos apesar de ecologicamente correto seria uma solução, mas apenas para o meio ambiente,pensando em uma solução para o MEIO AMBIENTE e para NÓS, o ASFALTO ECOLÓGICO por exemplo, contém uma quantidade de borracha feita com pneus usados, também já esta em teste um SISTEMA INOVADOR NA COMPOSIÇÃO DO ASFALTO que utiliza também em sua mistura o quartzito que absorve consideravelmente o calor e O SISTEMA INTELIGENTES que utiliza esse calor absorvido para geração de energia alternativa e sustentável, e o melhor com um custo baixo. Juntando as forma alternativas acima mais a introdução no mercado brasileiro do CARRO ELÉTRICO(Moto já tem)acho que conseguimos continuar com o asfalto e ainda preservar o meio ambiente.

    Projeto do coletor de energia: http://www.sciencedaily.com/releases/2008/08/080812135702.htm

    Abs!
    Alex Rosa

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  4. Muito obrigado pelos comentários. Conforme citei acima, um dos grandes objetivos desse post é discutirmos outras alternativas para nosso município. Acredito que os paralelepípedos são uma alternativa viável para vias de bairros residenciais e de baixo fluxo de veículos. Outra opção é colocá-los na faixa de estacionamento junto à calçada, permitindo q a água penetre nos locais onde não há tráfego de veículos. O poder público deveria e poderia dar incentivos para implantação de pisos permeáveis em estacionamentos privados como os de shoppings e de hipermercados, etc. A rodoviária nova, por exemplo, seria uma ótima opção, não apenas pela estética mas principalmente pelos benefícios já citados. Abraços!

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