segunda-feira, 6 de junho de 2011

Região da antiga Duratex pode virar indústria ou condomínio

Em junho de 2010 foi aprovada a revisão geral no Plano Diretor de Jundiaí, onde a área situada entre a antiga Duratex, seguindo pela Av. Antônio Frederico Ozanan, até a divisa com Várzea Paulista, foi classificada como ZS-2 (uso institucional). Era uma forma de garantir que tanto indústrias como condomínios de prédios não fossem instalados num local onde o trânsito já é muito complicado. Também tem a finalidade de garantir nessa área a construção de hospital, universidade ou a instalação de algum órgão público.

Agora, o prefeito Miguel Haddad enviou o projeto de lei nº 10.840 para a Câmara Municipal, voltando a área da antiga indústria Duratex como ZI (Zona Industrial). O prefeito, sem muitas explicações, diz no projeto que precisa fazer essas revisões, pois “padecem de equívocos técnicos”. Ocorre que a antiga Duratex, desativada há anos, foi instalada neste local quando a cidade ainda não tinha o tamanho e os problemas viários que hoje apresenta. Ela tinha esse direito. Na medida em que deixou de atuar no seu segmento, é justo e natural o retorno da área para outras finalidades de benefício para toda a população, sem impactar ainda mais o trânsito.

Isto porque está exatamente no meio de cruzamentos viários que não comportariam grandes atividades industriais ou imobiliárias, pois, pode piorar a qualidade de vida na região. Indústrias e grandes prédios de apartamentos já têm locais mais apropriados na cidade para serem construídos. Por este motivo queremos manter a descrição da área como zona institucional e sem outros descritivos técnicos que permitam a instalação de outras atividades.

AUDIÊNCIA PÚBLICA:
Dia 08 de julho, às 19:00 horas, na Câmara Municipal. Venha expor sua opinião!

9 comentários:

  1. Pelo amor de DEUS..........já vai ser impossível transitar naquela região sem demorar ao menos uns 20 minutos naquele trecho. Com essa mudança o prefeito Miguel Haddad acaba de "presentear" os cidadãos e futuros moradores com mais lentidão.

    ResponderExcluir
  2. Aquela região deveria ser desapropiada em prol da cidade, aumentar as faixas de transito e criar um parque ecológico com pista para caminhada. Tem um monte de obra sem sentido na nossa cidade, pelo menos esta ideia que dou traria dois benefícios, um para o transito e outro para o meio ambiente e lazer

    ResponderExcluir
  3. Sou morador do bairro da Ponte São João e o trânsito aqui na região já é uma calamidade, sem ainda a ocupação dos edifícios da rua Dr. Eloy Chaves e rua Joaquim Nabuco, visto que os mesmos ainda estão em construção. Pois bem; é praticamente impossível transitar entre a avenida São João, rua Dr. Eloy Chaves, rua Osvaldo Cruz e av. Antonio Frederico Ozanan nos horários de pico. Quando os prédios estiverem prontos o caos será maior ainda, tanto no trânsito como o impacto ambiental, pois com o aumento do trânsito na região, aumentará e muito a poluição local. Hoje nós moradores do bairro já sofremos muitos problemas como : Assaltos, Vandalismo (passe pelas ruas Osvaldo Cruz e Santos Dumont, onde se localiza o Clube São João, no dia de domingo principalmete às 23 horas),excesso de trânsito e poluição.
    Espero que o sr. prefeito Miguel Haddad reconsidere esta decisão que ao meu ver parece algo relacionado com dinheiro!
    Caso ele não reconsidere, deixo aqui a idéia de transformar o Multi Moda Center num grande parque com muitas árvores, plantas e flores para rebater um pouco a poluição local e o estresse que vivemos quase que diariamente!!!

    ResponderExcluir
  4. Caro, Durval
    Sugiro a análise qto a existência de possíveis passivos ambientais naquela área, caso seja feita uma sondagem em alguns pontos da antiga área industrial, em especial na área de produção será possivel identificar elementos contaminantes que podem cuminar na desvalorização da área ou postegar novas ocupações, visto a necessidade de remediação.

    ResponderExcluir
  5. Nosso Prefeito o minimo que podemos dizer a respeito deste fato é: JÁ OLHOU A SITUAÇÃO DA SAUDE EM NOSSA CIDADE??? ACREDITA MESMO QUE COM O CRESCIMENTO QUE JUNDIAI ESTÁ TENDO NOS ULTIMOS ANOS O HOSPITAL SÃO VICENTE VAI SUPORTAR A DEMANDA????!!!! E OURTA QUESTÃO IMPORTANTISSIMA A SER LEVANTADA, VAI CONSTRUIR CONDOMINIOS NO MESMO PADRÃO QUE CONSTRUIRÃO EM FRENTE AO PARQUE DA CIDADE? CADE O OLHAR DO NOSSO PREFEITO PARA A MAIORIA DA POPULAÇÃO MÉDIA E BAIXA RENDA???? CONDOMINIO COM CASAS E TERRENOS NAS SIFRAS DE MILHÕES É FORA DA REALIDADE!! AINDA NÃO FAÇO PARTE DE NENHUM PARTIDO POLITICO APENAS FAÇO PARTE DA POPULAÇÃO DE JUNDIAI.... E POVO PELO AMOR DE DEUS VAMOS VER ESSAS COISAS NAS PROXIMAS ELEIÇÕES !!!! AV NOVE DE JULHO QUE NUNCA ACABA, CONDOMINIOS QUE SAEM NA CIDADE SOMENTE PARA A ALTA CLASSE, HOSPITAL QUE ESTÁ UMA VERGONHA, CADE A CASA DE SAÚDE, PORQUE O HOSPITAL MATERNIDADE FOI VENDIDO A OUTRO HOSPITAL PARTICULAR DA CIDADE???? A INTERVENÇÃO DO PODER PUBLICO NISSO??? ACORDA MEU POVO!!!!!!!

    ResponderExcluir
  6. É isso aí... Mais industrias, mais condomínios, mais carros, mais pessoas, mais trabalhadores, mais votos, mais crianças em escolas e creches, mais lotação nos ônibus...
    Consequentemente: menos vagas nas escolas, menos leitos nos hospitais... e por aí vai...

    ResponderExcluir
  7. Lutar por uma faculdade publica aqui em Jundiaí nosso prefeito não quer né? Ao contrario, só condominios, condominios, condominios...

    ResponderExcluir
  8. Também sou moradora da Ponte São João e realmente JÁ É QUASE IMPOSSÍVEL transitar sem lentidão naquela região. Obras super-faturadas, nada de atenção para nossa educação e saúde, desatenção com servidores públicos, trânsito, enfim, cuidado Sr. Prefeito... já já temos eleição! Fica o recado!!!

    ResponderExcluir
  9. Segundo pessoas que trabalham no setor imobiliário, a Duratex na Ponte São João foi vendida para a construtora Goldfarb onde a mesma planeja construir 8 prédios de apartamentos no local.
    Caso a notícia se confirme, estaremos de vez prejudicados com tanto trânsito e poluição na Ponte São João.

    ResponderExcluir