segunda-feira, 12 de fevereiro de 2018

Cervejas IPA que você precisa conhecer

Para quem não é muito familiarizado, as cervejas estilo Indian Pale Ale (IPA), segundo o dito popular, foram criadas pelos ingleses que desenvolveram para longas viagens, possuindo maior teor alcoólico e intensidade. Portanto, mais lúpulo e aromas marcantes do que as cervejas mais neutras e leves estilo Larger ou Pilsen (American Lager), das quais algumas chegam a ter xarope de milho na sua composição (o que não faz parte da fórmula original), representadas por Skol, Brahma, Itaipava, Heineken, Serramalte e outras.

As cervejas estilo IPA são divididas em três tipos: American IPA, English IPA e Imperial IPA. As duas primeiras tem aromas cítricos e colarinho persistente, enquanto a terceira é mais forte. Amargor, intensidade e aromas marcantes são características deste estilo, que podem traduzir paladares singulares, de acordo com cada cervejaria.

Mas indo direto ao assunto (afinal a internet está cheia de bons detalhes para quem quiser saber mais), eis as seis que eu recomendo:

Vedett IPA
Estilo: IPA  Cervejaria: Vedett
Alcool: 5,5% / Amargor (IBU): 40

Leopoldina IPA
Estilo: American IPA  Cervejaria: Leopoldina
Alcool: 6,5% / Amargor (IBU): 60

VIXNU Imperial IPA
Estilo: Imperial IPA  Cervejaria: Colorado
Alcool: 9,5% / Amargor (IBU) 75

Wals Niobium
Estilo: Imperial IPA  Cervejaria: Wals
Alcool: 9% / Amargor (IBU): 93

Bazooka Double IPA
Estilo: Double IPA  Cervejaria: Dádiva 
Álcool: 8,7% / Amargor (IBU): 97 

Bodebrown Perigosa
Estilo: Imperial IPA  Cervejaria: Bodebrown
Alcool: 9,2% / Amargor (IBU): 100

A minha preferida é a Bodebrown Perigosa, que apesar do teor alcoólico e amargor elevados, não parece tão “forte” se comparada a VIXNU da Colorado, por exemplo. Para os iniciantes, que acham que cerveja deve ser leve, clara e suave (ou seja, quase sem lúpulo e sem cevada), melhor começar pela Vedett e Leopoldina. Depois que se acostumarem, não vão querer voltar. As cervejas IPA são recomendadas para acompanhar queijos mais fortes e carnes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário