sábado, 16 de dezembro de 2017

Pesto Caseiro do Orlato

Vai bem em diversas situações: como molho para massas (nhoque, espagueti ou penne), como pasta para torradas ou tempero para saladas mistas. Digestivo, leve e refinado, é possível fazer molho pesto caseiro com ótima qualidade. Uma de minhas especialidades, que compartilho com vocês.

INGREDIENTES:
1 prato de sopa (cheio) de folhas de manjericão;
1/2 xícara de chá de folhas de hortelã;
1/2 xícara de chá de folhas de salsinha;
2 xícaras de chá de amêndoas torradas e salgadas (pode ser também castanhas do Pará);
500 ml de azeite de oliva extra virgem;
250 gramas de queijo parmesão ralado;
4 dentes de alho (médio).

MODO DE PREPARO:
Colocar no liquidificador a hortelã, a salsinha e o manjericão (somente as folhas, lavadas e escorridas, nas medidas sugeridas), os dentes de alho e quase todo azeite (deixar cerca de 100 ml para o final). Bater por dois minutos até que os ingredientes estejam bem moídos.

Depois adicionar o parmesão e bater por mais um minuto. Neste momento, você regula a densidade da pasta com o restante do azeite (deixando caldo grosso).
Ao final, adicione as amêndoas e bata até que fiquem trituradas pequenas (se bater demais ficam muito moídas e somem no caldo, se bater pouco ficam muito grossas). Neste momento a pasta fica mais consistente.

É uma boa quantia (dará cerca de 800 ml de molho pesto). Metade disso dá para temperar bem um pacote de 500 gramas de macarrão. A outra metade dura até 60 dias em vidro na geladeira.

Um comentário:

  1. Adoroo
    Obrigada por compartilhar!!!
    Poste mais receitas adoráveis como está!
    Feliz Natal!!!
    Abração!

    ResponderExcluir