quarta-feira, 23 de maio de 2012

Especialistas espanhóis debatem ‘cidades do futuro’ em Jundiaí

Com o objetivo de exemplificar para Jundiaí e região projetos bem-sucedidos em mobilidade urbana, o vereador Durval Orlato (PT) promove no próximo sábado (26), a partir das 9 horas, a Plenária Internacional “Cidades do Futuro: Mobilidade Urbana de Jundiaí e a experiência de Madrid”. Dois especialistas da Espanha, diretores das empresas Anaiz-Bustren - responsáveis diretos por intervenções de infraestrutura na capital espanhola - serão os palestrantes. O evento terá tradução simultânea do espanhol para o português. “Com o conhecimento deles, será possível abranger projetos e soluções com aplicação para o nosso trânsito e crescimento urbano, com foco também no meio ambiente e acessibilidade”, analisa Orlato.

Os palestrantes Agustín Sánchez Guisado, diretor de Consultoria Internacional, e José María Diaz Retana, diretor de Projetos e Obras, receberam com antecedência um vasto material sobre Jundiaí, com mapas, dados topográficos, econômicos e sociais com vistas em diagnosticar a situação local na questão da mobilidade urbana. Para complementar o estudo, eles visitarão Jundiaí acompanhados de Orlato, no dia anterior ao evento. “Visitaremos os terminais de ônibus, ruas e avenidas principais da cidade, passando também por Várzea e Campo Limpo Paulista, que fazem parte do aglomerado urbano.”

De acordo com o palestrante Agustín, as principais obras estruturais das duas últimas décadas em Madrid surgiram a partir da experiência de MINTRA (Madrid Infraestruturas de Transportes), empresa pública da comunidade de Madrid, que geriu de forma direta os programas de investimento em matéria de infraestrutura de transportes. “Os projetos seguiam critérios de eficiência e produtividade para a obtenção dos objetivos sociais próprios de uma política geral de transporte dirigida a um modelo integrado de transporte público coletivo”, resume.

A Plenária Internacional tem o apoio da Arnaiz-Bustren Consultores e Frenlog (Frente Parlamentar de Logística da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo), coordenada pelo deputado estadual Pedro Bigardi.

Para participar - As inscrições são limitadas é devem ser feitas pelo telefone 4523-4505 ou e-mail: orlato@camarajundiai.sp.gov.br. A Câmara Municipal de Jundiaí fica na rua Barão de Jundiaí, 128, no Centro.

Imprensa - Os palestrantes e organizadores concederão entrevistas antes do evento, no Salão Nobre da Câmara Municipal, a partir das 8h30, com o acompanhamento de tradutores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário