quarta-feira, 20 de julho de 2011

Cidade incha e deixa mais de 1,5 mil crianças na fila das creches

Já não é de hoje que para se conseguir vaga em creche em Jundiaí só com a ajuda da Justiça.

A falta de vagas em creches de Jundiaí tem feito a Justiça conceder 50 liminares por mês, em média, forçando a Prefeitura a matricular crianças de 0 a 3 anos.

Recente levantamento do Jornal Bom Dia, mesmo com as decisões judiciais, atualmente 1.593 crianças estão na fila por uma vaga. Para enfrentar a dificuldade em encontrar vagas, pais recorrem ao Conselho Tutelar, à Defensoria Pública e à Vara da Infância e Juventude com pedidos de liminares na Justiça.

A Secretaria Municipal de Educação até que tenta atender à demanda, mas é sufocada justamente pela própria política de crescimento a todo o custo que Jundiaí vive hoje.

A proliferação de imóveis na cidade reflete diretamente em todos os setores em efeito dominó: trânsito caótico, filas na saúde, insegurança e degradação do meio ambiente. Agora a bomba estoura também na Educação.

Mesmo assim, a própria Prefeitura, continua a incentivar subliminarmente, em suas caras propagandas, a aquisição de mais e mais imóveis: “Jundiaí, é bom viver aqui” ou “Jundiaí, nossas creches têm padrões europeus”. Como suportar então toda essa demanda? Neste cabo de guerra entre a incoerência da falta de planejamento e a corrida para se “enxugar o gelo”, quem fica refém é a própria população.

6 comentários:

  1. Ah pessoal... vamos considerar... Nossas creches tem sim ótimos serviços, tanto é que até quem poderia pagar particulares têm inscrito seus filhos nas públicas. É isso que faz com que as vagas sejam mais raras.

    Qualquer administração tem problemas e toda administração ressalta aquilo que tem de melhor. Imagino que se fosse outra, as coisas não seriam nada diferentes...

    ResponderExcluir
  2. As creches são boas. Nem todas como a do comercial da Globo (TV Tem). Tem mais crianças por educadoras (antigas pagens) do que o normal. Não tem previsão e planejamento adequado (quem faz propaganda para vender a "cidade maravilhosa da especulação imobiliária" tem que cobrar também dos próprios investidores, a contrapartida). Com este crescimento desordenado permitido pelo prefeito, além dos investidores não darem contrapartida alguma para o município (a prefeitura permite e não pede), ainda pioram o nosso trânsito. JUNDIAÍ É A 8ª EM RECURSOS NO ESTADO, portanto mais rica que as outras. Deveria ter um planejamento mais descente. Depois de 20 anos do mesmo grupo no poder, agora já desgastaram a cidade e parecem não se importar mais.

    ResponderExcluir
  3. Para as crianças que estão nas creches td bem, mas para as que estão na fila de espera, não!
    Essa é a questão. Todo crescimento deve ser sustentável e não baseado na formação de um exercito de reserva para ter seu sangue sugado nos baixos salários. A quem interessa esse inchaço urbano?

    ResponderExcluir
  4. Todos os comentários são bons, levam em consideração seus ideias, entretanto, só ponderem um pouco,fazendo um levantamento de todos os outros tópicos publicados aqui a respeito dos problemas da cidade...vcs já perceberam que há um grande número deles que apontam como fonte do problema municipal o aumento exacerbado de moradores que vem de outras regiões?
    O crescimento desordenado traz problemas, a não sustentabilidade também...mas não é só isso e também não é bem assim...daqui a pouco é perigoso alguém se exaltar e mencionar que somos jundiaienses xenofóbos...

    ResponderExcluir
  5. Obrigado por todos os comentários. A questão é o crescimento desordenado e não planejado. A cidade vai crescer mesmo, isso não somos contra e queremos que cresça mantendo a qualidade de vida que temos. Como só pensam na especulação imobiliária, sem contrapartidas para a cidade. O prefeito é um dos maiores latifundiários urbanos da cidade,... fica difícil.

    ResponderExcluir
  6. Ola a todos,eh assim,meu marido esta trabalhando ai em Jundiai porque a empresa que ele trabalhava aqui em Lisboa,solicitou a ida dele para ai,mas eu estou assustada com o preço dos alugueis e casas a venda e apartamentos,concordo plenamente com o fato de ai ser uma cidade com uma expeculaçao imobiliaria vergonhosa!!!! Eu estou aqui em Lisboa ainda,sou natural de Curitiba,casada a 25 anos e eh natural que eu fique ao lado de meu marido,entretanto,vou tentar me habituar ao fato de viver na cidade de Jundiai como imigrante em meu proprio pais porque para ter um pouco de qualidade de vida,terei que viver ai nesta cidade dormitorio dividindo espaço com mais algumas pessoas que tbm estao a sofrer as mesmas condiçoes absurdas porque os alugueis ai,sao uma calamidade publica!!!!! Em relaçao a creches,digo a vcs...Tenho um netinho de 12 meses,minha filha precisa trabalhar,como uma pessoa normal,mas pelo visto,isso tbm deve ser um absurdo por ai porque podem serem muito boas as creches,mas as proprias crianças jundiaienses nao teem espaço para poderem usufruir desses mesmos espaços limitados e com certeza para os filhos dos mais afortunados porque os filhos das pessoas mais carentes sempre ficam em segundo plano,principalmente quando as vagas sao limitadas,exemplo nacional sao as Universidades Federais do Brasil,pobres dificilmente conseguem entrar!!!!! Quanto temos que ganhar por mes,para podermos viver ai em Jundiai??? Eu nao sou mulher de ver os erros politicos de uma cidade e ficar calada,portanto digo...eu vou morar ai e vou encomodar os latifundiarios sim!!!!!! Onde ja se viu,ter que trabalhar muito,somente para dar quase todo o dinheiro do salario para os alugueis super faturados!!!!!!! enquanto houver essa desigualdade absurda no Brasil,os problemas socias irao ser cada vez mais dificieis de se resolverem,cada um parece estar preocupado com o seu proprio umbigo,fazem vistas grossas para os problemas terriveis de ordem social e economica do Brasil.Eu sou curitibana e posso me orgulhar da minha cidade porque recebe todos os migrantes e emigrantes com muito carinho,tbm oferece uma qualidade de vida a toda a populaçao
    que lah reside,agora eh assim....sera que nao poderei morar ai na cidade dos ricos,chamada Jundiai!!!!!! Eu aceito criticas construtivas sim e se alguem disser-me tbm onde eu posso morar ai pagando um aluguel justo,eu agradeço,tbm estou vendendo um imovel em outra cidade de Sao Paulo,com a esperança de poder comprar uma casinha ou apto ai,mas confesso...acho que isso eh uma utopia...que medo de Jundiai!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir