quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Araken: "Cidade não tem instrumentos para absorver transformação"

Em produtiva reunião do Comdema (Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente), nesta semana, o respeitado arquiteto Araken Martinho descreveu a situação preocupante de Jundiaí em relação ao seu planejamento urbano.

"Não temos instrumentos para absorver essa transformação tão rápida, não estamos adaptados para isso", analisa, em relação ao que chamou de "enxurrada" de famílias classe 'A' que se mudam para a cidade. Segundo ele,
Jundiaí se transformou rapidamente no "paraíso da globalização" por estar entre metrópoles como Campinas em São Paulo, mas alertou: "Até agora, apenas o que foi feito foram correções de rumo para segurar a cidade".

De acordo com Araken, Jundiaí precisa aprender a se planejar com mudanças de conceito. "A discussão dos próximos meses deve ser mais crítica para depois acontecerem as mudanças no Plano Diretor", argumenta, ao citar a necessidade do aumento das áreas de preserevação como um dos fatores fundamentais para o novo projeto.

Enquanto isso, o secretário municipal de Planejamento e Meio Ambiente, Jaderson Spina, foi cobrado por membros do conselho sobre a necessidade da participação popular na discussão do Plano Diretor.

8 comentários:

  1. Concordo com o Araken, porém é necessário dar nomes aos bois senão as denúncias caem no vazio. Jundiaí que não tem instrumentos para absorver as transformações porque os políticos do PSDB que a governam há 20 anos não criaram nem numca vão criar tais instrumentos! O caos que vivemos hoje é resultado direto dos sucessivos desgovernos tucanos em nossa cidade, que visam apenas o lucro pessoal por meio do uso da coisa pública. Isso tem que ser dito de forma clara e honesta, senão vai ficar sempre tudo igual!

    ResponderExcluir
  2. Concordo com o Araken e com o André Lux (em partes). O Araken esplana de forma clara de como a cidade cresceu desordenadamente, sem critério e sem respeitar o plano diretor aprovado. Lotearam a cidade depois que certas famílias entraram no poder. Se alguém quer ver um exemplo, pergunto: qual foi a empresa responsável pelo calçamento do centro de Jundiaí? Se procurarem irão verificar que surgirá o nome da família Benassi. Se perguntarem qual o nome dos donos das maiores engenharias que realizaram obras para a prefeitura, verão o nome da família Pedro Victor, se perguntarem quem são os maiores empreendedores e loteadores da região, verão o nome da família Haddad. Os bois tem nomes, é só buscar no ministério público, verão exemplo de tentativa de venda de terreno do atual prefeito para instalação da nova rodoviária, e claro, o ministério proibiu e abriu investigação, todas publicadas em jornais que não recebem a maior parte de dinheiro destinados a propandas. Os nossos "jornais" recebem o que é conhecido de cala boca, ou seja, não falar mal de quem te alimenta.
    Quando concordo em partes com o André é porque todos os que vejo são iguais, não vejo luz ao fim do túnel, vejo tudo igual em todo mundo, políticos, empresários, funcionários, torcedores, amigos, familiares, etc. Sou brasileiro e não acredito que isto irá mudar. Somos um povo muito anfitrião e recebemos pessoas do mundo todo, umas boas e outras com outras intenções, mas por natureza, pelo jeitinho brasileiro, só recebemos o lixo, os bandidos, os canalhas e aproveitadores. Vou morrer e não vou ver uma revolução, uma mudança, um comportamento diferente de hoje das pessoas.

    ResponderExcluir
  3. mas vejam...o araken faz parte desse governo...em 1988 na camara eu o via defendendo o que q vcs cobram...que aconteceu então??? imbroglio????

    ResponderExcluir
  4. Ele se tornou um cidadão melhor, e deixou o bando para trás. Parabéns Araken

    ResponderExcluir
  5. Eu tenho um sonho....espero que para este plano diretor, tenha alguém muito sensato e corajoso para deixar bem claro a todos aqueles que querem lotear Jundiaí, que os arredores Serra do Japi devam ser intocáveís...

    ResponderExcluir
  6. O Araken é filiado histórico do PT, não tem nada a ver com essa gente que comanda a prefeitura.

    ResponderExcluir
  7. neste universo de interesses e poder, quem é o Araken, ninguém!

    ResponderExcluir
  8. Creio que o arquiteto Araken, foi muito brando com a atual situação da cidade. Os atuais projetos de crescimento urbanístico do município, não caminham na mesma velocidade da expansão imobiliária. A falha da secretária de obras, planejamento e meio ambiente, em não possuir respaldo com um levantamento em SIG nos deixa sempre anos atrás da real situação necessária.
    Uma pena que o município de Jundiaí, esteja defasado em profissionais de fato qualificados a para as necessidades da melhoria da questão de vida de seus munícipes.

    ResponderExcluir