quarta-feira, 2 de novembro de 2011

PEC da Responsabilidade eleitoral: a prefeitura de Jundiaí o cumpre?


O deputado federal Luiz Fernando Machado faz, a todo o momento, propaganda de uma proposta de emenda à Constituição de sua autoria que altera os artigos 28, 29 e 84 da Constituição Federal para instituir a obrigatoriedade de elaboração e cumprimento do plano de metas pelo Poder Executivo municipal, estadual e federal, com base nas propostas da campanha eleitoral. Uma proposta interessante, que em um de seus artigos diz o seguinte:

“O Prefeito encaminhará à Câmara Municipal, até cento e vinte dias após a posse, o plano de metas de sua gestão, elaborado de acordo com as propostas defendidas na campanha e registradas na Justiça Eleitoral.”

Agora fica a pergunta... e as próprias promessas de sua última campanha não cumpridas? Para quem não se lembra, o deputado era candidato a vice-prefeito na chapa de Miguel Haddad nas últimas eleições municipais de 2008. Tive acesso, recentemente, a todas as promessas expostas por eles em sua campanha, promessas essas retiradas do próprio site de nosso prefeito na época eleitoral. Seguem algumas:

Realizar gestões junto ao Governo do Estado para viabilização do viaduto de acesso da Via Anhanguera à Av. Nove de Julho.”

Onde está o viaduto prometido há três anos?

“Algumas medidas de promoção da acessibilidade:
Criar de um plano diretor cicloviário, abrangendo ciclovias e bicicletários.
Desenvolver projetos de adequação de vias e calçadas da região central, dos centros comerciais dos bairros e corredores de comércio e alamedas de serviços, além de praças e áreas públicas nos itinerários de interesse.”

Estamos longe de conter um planejamento cicloviário sério... Onde estão os bicicletários? Vimos recentemente as condições precárias de nossas calçadas na região central, além do total descuido com a acessibilidade na recente obra da Av. 9 de Julho...

“Aumentar o efetivo e o aparato da Guarda Municipal, criando um programa que integra o Guarda na Comunidade.”

Sabemos que a Guarda Municipal está com um efetivo completamente defasado...

“Aumentar a oferta de leitos hospitalares na cidade, com a implantação do Hospital Regional no antigo prédio da Casa de Saúde, que será custeado e mantido pelo Governo do Estado.”

Onde está o Hospital Regional?

Estas são só algumas promessas não cumpridas. Agora fica a pergunta: A punição que o deputado está propondo servirá para sua própria gestão? O projeto diz o seguinte:

“O não cumprimento do plano de metas, sem justificação, torna o titular do mandato inelegível.”

Com o tempo postarei mais promessas não cumpridas...

13 comentários:

  1. Primeiro é preciso interpretar melhor a proposta do nosso deputado e segundo entender que as coisas nao acontecem de um dia para outro, a burocracia é muito grande e que a maioria das citações estão em andamento

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo!
      E estou cansado da postura eleitoral desta coligação: baseada no ataque político! Vez ou outra nos deparamos com as propostas de governo de Pedro Bigardi e aliados, sendo jogadas a esmo entre posts de ataque à situação.
      Quais são as melhorias para a saúde? Como que serão feitas? Por que acham que tais melhorias deverão ser feitas? E a questão da educação? O que será mudado? Em que será dado continuidade?
      Não é um post CTRL C + CTRL V, um 'jogado' de propostas que vai influenciar o meu voto e o de muitos conhecidos que tem a mesma opinião!
      A ELEIÇÃO DEVE SER BASEADA POR MÉRITO DAS PROPOSTAS E NÃO PELA 'DESTRUIÇÃO' DO CANDIDATO OPOSTO!

      Excluir
    2. Neste link tem nossas propostas http://maisjundiai.blogspot.com.br/2012/07/programa-de-governo-pedro-bigardi.html

      Excluir
  2. “Aumentar a oferta de leitos hospitalares na cidade, com a implantação do Hospital Regional no antigo prédio da Casa de Saúde, que será custeado e mantido pelo Governo do Estado.” Município fazer proposta em nome do Governo do Estado = conversa mole pra boi dormir, aí é fácil, se não cumprir é só jogar a culpa no estado. Que faça promessas em nome próprio, quero ver.

    ResponderExcluir
  3. Artigo reflexivo e correto. Muitas promessas que Miguel Haddad não cumpriu deixam seu governo fragilizado. Negócios imobiliários estão a todo vapor, já os de interesse público e prioritários, ficaram na enrolação, isso é fato, vizível.

    ResponderExcluir
  4. Amor por Jundiaí, muito obrigado pela participação. Não acredito que o projeto do deputado esteja erroneamente interpretado. Muito pelo contrário, acredito ser um projeto interessante. Meu questionamento é simples, claro e direto: e as promessas de sua última campanha para vice-prefeito junto com Miguel Haddad, como que ficam?

    ResponderExcluir
  5. Muito fácil apontar promessas não cumpridas, elas sempre existirão em qualquer gestão, quero ver é publicar coisas que foram feitas....

    ResponderExcluir
  6. Caro anônimo de 7 de novembro as 10:55. Quem é prefeito eleito é que justifica o que prometeu para ganhar os votos que teve e porque não está cumprindo. As coisas feitas é só entrar no site da prefeitura... lá eles se gabam de serem os melhores do mundo, nunca tem problemas.

    ResponderExcluir
  7. acho legal todo esse blá blá blá mas propostas concretas e executadas..pouquissimas....lamentável....

    ResponderExcluir
  8. Mais legal é que não são só três anos, tem promessas de outras gestões que não foram ralizadas até hoje............e mais do que isso, pelo mesmo grupo..........tem ex-secretário que está milionário, mas em jundiaí e para a imprensinha local isso não interessa.....

    ResponderExcluir
  9. A imprensa local comprovadamente é vendida... assim fica difícil! Precisamos dar a resposta nas urnas ano que vem!

    ResponderExcluir
  10. bom, primeiro acho falta de respeito atacar partidos opostos, nao estou defendendo ninguem nem julgando alguem, acho que cad aum tem o seu pro e seu contra, a questao e a seguinte, como ja mencionarao, e facil colocar oq os partidos nao fizerao e oq realmente fizerao nao postarem, memso pq nao cabe somente ao prefeito e sim a verba que sua cidade tem pra poder suprir com essas despezar oq na minha opiniao nao e facil, qualquer partido pode assumir porem todos os partidos terao projetos sem fazer pois nao ha tantas verbas assim( pelo menso creio eu), para poder fazer tantas obras dentro de uma cidade... essa eh minha opiniao, e uma dica, partidos (todos) ao inves de julgar e condenar o seu proximo, apenas mostrem a suas propostas, para nós moradores da cidade decidir em quem votar...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A proposta dos candidatos Pedro e Durval foram colocados neste blog no mes de julho. Vejam e opinem, façam suas sugestões. Fiscalizar e propor são as duas faces da cidadania. Tem gente que confunde: só pode propor, não pode fiscalizar! Tem que fazer os dois, é o que pensamos.

      Excluir