quinta-feira, 26 de dezembro de 2013

Avanços e realizações na Educação de Jundiaí em 2013

Superamos vários desafios, cumprimos todas metas assumidas pelo governo na área da Educação para o primeiro ano. Foi muito positivo, como podemos ver em algumas ações a seguir:

1. Uniformes Escolares

Aprovada a legislação municipal para o fornecimento de uniformes escolares completos para os alunos do Ensino Fundamental e da Educação Infantil II (pré-escola). O kit do uniforme é composto por camiseta, bermuda ou saia-short, calça comprida, blusão, tênis e meia. A estimativa de investimento é de R$ 7,5 milhões e o processo de licitação está em curso. Esta ação vai atender cerca de 26 mil crianças, de 4 a 10 anos.

2. Ampliação das vagas nas creches em 2013
 
Em relação ao atendimento a crianças na faixa etária de 0 a 3 anos, nota- se um aumento expressivo na oferta de vagas pela Secretaria Municipal de Educação, conforme segue:


Quantidade de vagas
2012
2013
Escolas municipais
4184
4440
Escolas conveniadas
286
348
Escolas contratadas
997
1346
Total
5.467
6.134

A lista de espera para vagas em creches, todos os anos pode ser medida em fevereiro (início do ano letivo) e novembro (após últimas inscrições do ano). Em fevereiro de 2013 tivemos cerca de 1.650 crianças na lista de espera e em novembro 2.420 crianças. A média é de 2.000 crianças na lista de espera. Portanto, o prognóstico de aumento de crianças na lista de espera por vagas em creches, veio acompanhando o crescimento apontado em 2010, 2011 e 2012, fruto do crescimento acima da média dos empreendimentos imobiliários, sem planejamento e sem as devidas contrapartidas por parte dos empreendedores ao município. Esta tendência, de aumento de crianças na lista de espera por vagas em creches, é que começaremos a reverter a partir de 2014, com a aquisição de mais vagas e a construção de 5 novas creches.

3. Implantação de 1/3 extra-classe para os professores

Em consonância com o nosso programa de governo, a Secretaria Municipal de Educação fará a aplicação plena do 1/3 extra-classe conforme Lei do Piso dos Professores, que não vinha sendo praticada e nem havia previsão para sua implantação pela gestão anterior. Hoje o professor tem jornada semanal de 30 horas, das quais ele trabalha 25 horas com os alunos em sala de aula e em 5 horas ele faz capacitação e hora de estudo. Com a aplicação de 1/3 extra classe, o professor continuará a receber por 30 horas, mas vai trabalhar 20 horas com os alunos e as outras 10 horas, ou seja um terço, vai usar em três momentos – capacitação, hora de estudo e  tempo livre – em que trabalha fora da sala de aula, corrigindo provas, trabalhos e preparando as aulas. Os alunos continuam tendo 25 horas de aula por semana.

4. Ampliação de vagas em ensino de nível superior

4.1 Implantação do Instituto Federal de São Paulo (Campus Jundiaí)

A vinda de um Campus do IFSP já está firmada em compromisso entre a PMJ e o IFSP e a área para implantação do campus será inicialmente um dos salões do Complexo Argos, cujas obras se iniciam em janeiro próximo, onde teremos cursos técnicos e posteriormente um curso tecnológico superior. A instalação com campus deve ocorrer no espaço do Complexo FEPASA. A 2ª audiência pública para definição dos eixos tecnológicos dos cursos, será em fevereiro de 2014.

4.2 Ampliação de cursos na FATEC

A Secretaria Municipal de Educação também atuou junto a direção da FATEC para ampliação do espaço no Complexo FEPASA para reestruturação e implantação de mais cursos de nível superior.

5. Reorganização da alimentação escolar

A alimentação escolar do município em 2013 atende a 63.000 crianças e adolescentes (a merenda cobre as escolas municipais e estaduais), contemplando as exigências do FNDE quanto aos teores de nutrientes, oferecendo no mínimo 30% das necessidades nutricionais dos alunos que estudam nas escolas municipais de meio período e 70% das necessidades nutricionais dos alunos das creches e escolas em tempo integral. Este atendimento propicia a base prática para uma alimentação adequada, contribuindo para o trabalho pedagógico, possibilitando melhor concentração e outras condições físicas que influenciam na aprendizagem, como também para a qualidade de vida dos alunos. É educação alimentar e não simplesmente “merenda” como é popularmente conhecida a alimentação escolar. Também iniciamos novas licitações para ampliação de fornecedores e itens da alimentação escolar. Atualmente os processos de melhoria também contemplam as cozinheiras através da instalação de 30 máquinas lavadoras de louças industriais (no início do ano), as quais higienizam todos os utensílios dos alunos, diminuindo o trabalho repetitivo e longo, garantindo maior tempo para cuidar da alimentação dos alunos. No tocante ao processo de capacitação das cozinheiras, estamos aguardando o inicio de 2014 quando receberemos a reposição de mais de 40 cozinheiros para iniciar o treinamento e desenvolvimento gastronômico dos servidores através de curso pratico na cozinha experimental do complexo Argos.

6. Adesão ao Programa Brasil Alfabetizado

Segundo estimativas do IBGE-2010 em Jundiaí há cerca de 10 mil adultos analfabetos. A Secretaria Municipal de Educação fez o processo de convênio, com aprovação da Câmara Municipal, e deve implantar ao menos 15 polos de alfabetização em diversos bairros da cidade, onde a demanda for maior. Esta em fase de conclusão dos locais para posterior abertura de inscrições.

A dimensão das escolas em Jundiaí

Hoje, a Secretaria Municipal de Educação conta com 110 unidades escolares municipais, divididas nos segmentos de Educação Infantil e Ensino Fundamental, atendendo um quantitativo de aproximadamente 32.000 alunos (incluso alunos das creches contratadas e conveniadas), conforme quadro abaixo:

Educação Infantil
0 a 3 anos (escolas municipais)
4.288 alunos
0 a 3 anos (contratadas/conveniadas)
1.694 alunos
4 e 5 anos (escolas municipais)
6.639 alunos
Total
12.621 alunos
Ensino Fundamental
1º ao 5º ano
18.630 alunos
6º ao 9º ano
442 alunos
Total
19.072 alunos
Total Geral de alunos atendidos
31.733

Cerca de 4.000 servidores compõem o quadro de pessoal da Secretaria, sendo, entre estes, 2.030 professores. Ressaltamos que o trabalho realizado por todos os servidores da Educação garante ao município de Jundiaí um bom resultado no trabalho pedagógico com as crianças.

Felizmente existem várias outras ações ao longo de 2013 que melhoraram a qualidade social da educação em Jundiaí. Ver mais em:
http://educa.jundiai.sp.gov.br/ e http://www.jundiai.sp.gov.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário