![]() |
Orlato tentou aprovar os pedidos da população |
Assim, é natural que os vereadores recebam demandas dos bairros e de segmentos sociais para fazer um ajuste no orçamento. Isso é feito por meio das emendas. Cada parlamentar apresenta estas emendas remanejando verbas daqui e dali para atender a população.
Muito bem, fiz quatro emendas: R$ 200 mil para asfaltar algumas ruas da Vila Municipal; R$ 200 mil para “bocas de lobo” na Vila Municipal; R$ 250 mil para cobrir a quadra do Centro Esportivo “Sororoca” e R$ 250 mil para subvenções a entidades assistenciais. De onde retirei os recursos? De uma previsão orçamentária feita pelo Prefeito Miguel Haddad, para a Secretaria de Comunicação Social, no valor de R$ 5,7 milhões para gastos com publicidade.
Estas emendas foram impedidas de se tornar benefício para a população, rejeitadas pela Comissão Mista da Câmara. Conheça os vereadores que rejeitaram estas emendas:
Paulo Sérgio Martins (PV)
Ana Tonelli (PMDB)
Antonio C. Pereira Neto, Doca (PP)
Fernando Bardi (PDT)
Marcelo Gastaldo (PTB)
Domingos Fontebasso (PSDC)
Gustavo Martinelli (PSDB)
Leandro Palmarini (PV)
Durval, em nossa cidade, sempre foi assim, o Prefeito manda e o "legislativo" obedece.
ResponderExcluirO que falta é coragem de legislar sem depender do executivo, pois a ultima palavra sobre o Orçamento Municipal é do Legislativo.
Sabemos do seu trabalho,da sua luta, a qual nos incluimos, todos nós, simples cidadãos que cumprem com seu papel e pagamos o salário destes vereadores que não tem o mínimo compromisso com a sociedade e sim com seus próprios interesses. Não fosse assim, não estaríamos esperando por uma unidade de saúde na Vila Aparecida a mais de 10 anos.
É uma pena, pois aida tem gente que vota nestes que se dizem vereadores, alguns com tantos mandatos que já dizem que a vereança é sua profissão!!! Adriano Temponi - Vila Aparecida
Isto já está ficando chato, todo ano é assim. Corte daqui, corte ali e nada de melhorias. Temos que repensar se este tipo de gestão é a melhor para Jundiaí. Esta cidade recebe muito dinheiro e faz pouco para seus cidadãos. Agora gastar 5,7 milhões com publicidade é uma vergonha, é encher o bolso de alguém pois não existe nada que justifique este valor. Tenho observado algumas propaganda e só observo a venda de fumaça, a realidade é outra.
ResponderExcluirE no ano passado, conforme copia da publicação da Imprensa Oficial de 10 de novembro de 2009, página 7, a prefeitura contratou Duda Mendonça pelo valor de 9 milhões, teria esse valor relação com a campanha?
ResponderExcluirRESUMO DO DESPACHO DE HOMOLOGAÇÃO DO SR.
SECRETÁRIO MUNICIPAL DE ADMINISTRAÇÃO
CONCORRÊNCIA Nº 007/09 - Prestação de serviços de
comunicação, publicidade e marketing, para fins de divulgação
de projetos, programas, obras, serviços, campanhas e outras
ações da Prefeitura do Município de Jundiaí, de caráter
educativo, informativo e de orientação social, HOMOLOGADA
à empresa abaixo, conforme processo administrativo nº 16.573-
7/2009.
- Duda Mendonça e Associados Propaganda Ltda., no
valor total estimado de R$ 9.000.000,00, considerando o
período de 12 (doze) meses, com os percentuais
propostos pela primeira classificada em preços,
conforme elementos constantes
Gastos com publicidade ocorrem em todos os governos. O que se precisa saber e não sabemos em quais setores de comunicação são gastos e qual o retorno que se espera dessa propaganda. Sem dúvida as obras citadas são de valor social e de grande retorno aos munícipes. Mas também se faz justo informar a população sobre campanhas de vacinação etc.
ResponderExcluirO problema está em como a mídia local trabalha em prol da comunidade. Levantar com os vereadores citados os motivos da sua negativa. Isso pode ser feito por escrito por qualquer cidadão. Basta um requerimento à Câmara inquirindo o ilustre edil. Logicamente podemos ter duas respostas: SIM (um nome honrado e democrático que trabalha para o povo) e NÃO (mais um que ganha para si e esquece o eleitor). Inclusive creio que ele deve ler esse blog, se não o faz é muita arrogância ou ingenuidade, pois os munícipes leem os jornais. Se o jornal(is) são omissos, tá na hora de pensar numa mídia alternativa - um jornal de oposição de pequena circulação e a divulgação do endereço do blog para que as pessoas possam ler e participar. Como agora ocorre
Com toda a certeza os vereadores que discordaram, sabem da importância das emendas. Lêem este e todos os espaços de crítica e denúncia, assim como os leitores habituados a buscar informação em diversas mídias. Leio e ouço todos os financiados pela PMJ. É preciso, temos que conhecer o pensamento dos contrários. A única motivação para não votar a favor, é a autoria, a legenda partidária. Quanto ao usuário da melhoria, o povo, o munícipe, o contribuinte, este não conta. A maioria sempre vota nos mesmos...
ResponderExcluirSe a maioria vota nos mesmos, o que é de se esperar, pois renovações são coisas inesperadas num meio conservador, então é preciso mudar a forma de encarar os fatos.
ResponderExcluirOs jundiaienses precisam conhecer formas diferentes de ações políticas. As instituições precisam se tornar mais politizadas; as escolas serem motivadas a terem alunos críticos dos problemas urbanos; as ONGs apresentarem suas participações nos temas debatidos.
Só com o conhecimento e debate dos fatos uma cidade pode alterar sua forma de pensar e assim votar.
gostaria de saber se desta vez a prefeitura vai se lembrar do bairro jardim taruma
ResponderExcluirO Durval Orlato, preste atenção, voce precisa ter aliados, precisa ter jogo de cintura e convencer seus colegas de Camara. Viu no que deu voce se candidatar a deputado e disputar votos com o Sartori, do seu partido. Na política não dá pra fazer sozinho ou querer os méritos só pra si.
ResponderExcluirOlá José Galvão. Obrigado pelos comentários. Na Câmara não se trata de convencer os colegas só por jogo de cintura, isso aprendi a ter há algum tempo. Lá é submissão política mesmo ao prefeito, não tem argumento que convença quando o assunto vem fechado "de cima".
ResponderExcluirQuanto a disputa com Sartori, acho que é o inverso: eu já tinha tornado público que seria candidato a deputado federal, no mínimo 6 meses antes dele mudar de deputado estadual para federal (que ele fez meio em cima da hora). Mas vc tem razão, temos que buscar cada vez mais apoios e consensos... da minha parte todo esforço nesse sentido.