sexta-feira, 31 de dezembro de 2010
FELIZ 2011, muito amor, paz e trabalho para todos
terça-feira, 28 de dezembro de 2010
Atenção pais: Saiba como requerer judicialmente uma vaga em creche para seu filho (a)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgWgmAzrEvYg48acJnVvVdMXuJ-UO5JP_8_UJdRDTztOH164AgxFxTVDEw040nFuNDUe5H9rOQOHKJRx9gt4_An1DzJsF5A9GcPVwQQ7s7CdqfX6CAhsj_To_rvLDQsoSJfeprtlp_LNa0r/s320/creche.jpg)
sexta-feira, 24 de dezembro de 2010
segunda-feira, 20 de dezembro de 2010
Trânsito e Transporte: os principais problemas para 2011
![]() |
Foto: http://tudo-em-cima.blogspot.com/ |
domingo, 19 de dezembro de 2010
Obras na 9 de Julho: o buraco não para de crescer.
As referidas obras aumentaram a profundidade do córrego e o estreitaram, e para tanto foi utilizado gabeão (muro de contenção) feito com grades de aço galvanizado e pedras soltas em seu interior.
As preocupações do internauta, que não quis se identificar, foram as seguintes:
- O desassoreamento, fenômeno natural, que deixa, ao longo do tempo, terra no fundo e nas laterais do rio, tem de ser contido, e para tanto esta terra é retirada por meio de máquinas (escavadeiras/retroescavadeiras). O aumento da profundidade e a diminuição do cumprimento entre as margens do córrego não permitirão que os “braços” das máquinas atinjam o fundo deste, se for necessário minimizar os danos causados pelo desassoreamento; e ainda, em casos extremos, com a utilização dessas máquinas, a estrutura de contenção (gabeões) pode ser danificada, causando um total deslizamento das pedras contidas em seu interior. Portanto, como a prefeitura pretende realizar a manutenção (caso um dia isso ocorra) do córrego sem danificar o muro de contenção?
- Caso haja um acidente, p.ex., e um carro venha a cair dentro do leito do córrego (posto que não há proteção alguma , como guard rail etc), a diminuição da largura das margens pode impedir que as portas do veículo sejam abertas e o aumento da profundidade pode dificultar o socorro à vítima. Em época de chuva (dezembro/janeiro), um indivíduo pode, em casos extremos, morrer afogado. Como a prefeitura pretende trazer mais segurança nesta questão?
Aproveito este post para agradecer aos nossos internautas e ao mesmo tempo incentivá-los a ter “voz ativa” e a explorar as suas opiniões, sempre!
sexta-feira, 17 de dezembro de 2010
Carro cai em cratera da 9 de Julho
quarta-feira, 15 de dezembro de 2010
O que o Cássio Gabus Mendes falaria sobre isto?
Jundiaí 355 anos: uma pequena reflexão.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhpvfJNsE9j4mkz0NLaWFo50dBtvDNRooQPG8JalAr6g7wo-LgqeXape4no2g2jyEUzaI-B7jiS86MCfMrdEEzaXnDBRWjkS5k-cwliCOEdiETp90iwnjiM4zAPeInqUEAHSw6Aj27g3iBE/s320/ponte+torta.jpg)
Agora quero atentar para um detalhe histórico. O dia 14 de dezembro foi feriado em nossa cidade apenas no ano de 2006. Sempre passamos a data de aniversário da cidade como um dia comum, sem relembrarmos ou refletirmos adequadamente sobre ela. Temos hoje monumentos históricos definhando, como é o caso da Ponte Torta (nesta foto em 1900), que demonstra o quanto o Executivo está preocupado com nossa preservação cultural.
O que seria melhor para nossa cidade: comemorar seu aniversário através de ações culturais e reflexivas, preservando assim nossa memória histórico-cultural ou atender aos apelos de nossos comerciantes que alegaram extremos prejuízos com o feriado em 2006? Dê seu comentário e vamos refletir juntos sobre esta delicada questão.
terça-feira, 14 de dezembro de 2010
Miguel Haddad transforma em ações dívida da DAE S/A
![](http://2.bp.blogspot.com/_vtBsiz6OMjU/TQflqotOXOI/AAAAAAAAADU/5TMI49FbA40/s200/DaeJundiai.jpg)
Há 10 anos votamos contra a transformação do DAE de Autarquia Municipal para Sociedade Anônima. Mas ele, o mesmo prefeito Miguel Haddad na época, conseguiu maioria na Câmara Municipal numas das manobras mais “sem sentido” feitas na cidade. Nosso DAE só não teve suas ações vendidas a particulares porque abrimos um processo na justiça.
Mas, como a DAE S/A se tornou uma empresa regida pelo direito privado, pagaria impostos e outras obrigações que antes não tinha. Calculamos, à época, que os impostos aumentariam os custos em cerca de 30%. Dito e feito: A DAE, superavitária enquanto autarquia, acumulou dívidas e dúvidas sobre sua existência como uma “Empresa S/A”. Por que foi feita essa manobra? Alguém se arrisca a responder?
OBS: O Projeto de Lei foi apresentado hoje na Câmara Municipal e votado em regime de urgência horas depois. O prefeito Miguel Haddad só faz audiências públicas quando lhe interessa!
segunda-feira, 13 de dezembro de 2010
Pedágio começa a ser cobrado na Jundiaí-Itatiba. Mas e a duplicação?
Tão comuns quanto as matérias sobre os acidentes, vinham as promessas da duplicação da estrada. E, finalmente, parece que a obra vai sair. Recentemente, porém, e infinitamente mais rápido do que pudéssemos vislumbrar a duplicação, começaram as instalações das cabines de pedágio.
A sociedade civil, vereadores das duas cidades e opinião pública foram unânimes em pressionar para que a cobrança da tarifa não acontecesse antes do final das obras de duplicação. Abaixo-assinado foi criado e até uma ação civil foi movida na promotoria pública.
Tais iniciativas pareciam ter surtido efeito. E realmente surtiram. Até o final das eleições, é claro. Tão logo acabou o processo eleitoral, vem a notícia de que a cobrança de R$ 1,85 para carros e R$ 0,90 para motos iria começar. E começou, hoje, desde a meia-noite.
Então, você amigo de Jundiaí que trabalha ou estuda em Itatiba, terá de engolir o pagamento do pedágio diariamente. Ah, a duplicação? A previsão é de que os trabalhos sejam concluídos apenas em dezembro de 2011. Palavras do governador Goldman.
domingo, 12 de dezembro de 2010
Planejamento cicloviário: será que um dia teremos?
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgH4wKQLqKavGIIBg8XaoHWEeQ3DIPkNpbZh2G_tIC4znorSCYvZorKDV0b5TbvdmO3JsCcc79bvmOE5hDwKr0iYocH0IPkL5-OZotcnAVD9-ggnoAavjtF1LHx1FR0ZlNHW38ZjINbW-yn/s200/ciclovia.jpg)
É de extrema importância, para a melhoria do trânsito e de nossa qualidade de vida, a construção de ciclovias, conforme há tempos o site cidade democrática já vem nos alertando; porém, mais do que simplesmente construir uma ciclovia em alguma avenida importante, é essencial a reflexão de um planejamento cicloviário municipal.
Tal planejamento consiste em não só incentivar o uso da bicicleta como meio de transporte como também enxergá-la dentro do contexto urbano existente para atender às necessidades reais dos ciclistas. O bom planejamento cicloviário necessita de segurança viária para circulação, bem como de infraestrutura adequada de estacionamento para bicicletas etc.
Passou da hora de refletirmos em todos os âmbitos sobre o assunto. Quando será que realmente nossos representantes irão enxergar de maneira séria a questão? E nós, quando e como cobraremos tal postura?
sexta-feira, 10 de dezembro de 2010
Em apresentação, Baiano deixa recado à torcida do Galo
Em sua apresentação, Baiano deixa recado aos torcedores do Paulista. Autor de três gols pelo Galo no Paulistão deste ano, o volante espera retribuir o carinho dos torcedores com um bom papel dentro de campo. “Apesar de não termos conseguindo fazer uma campanha boa no Paulistão e a equipe ter passado por dificuldades, o torcedor esteve ao nosso lado e confiou. Agora, na minha chegada eu sou recebido com esse carinho. Isso me emociona e agora o pensamento é de fazer uma boa campanha com o Paulista, tanto no Paulistão quanto na Copa do Brasil".
quinta-feira, 9 de dezembro de 2010
Falta água em oito bairros de Jundiaí
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgoiXG2Ioumnx7FBiRGwTSiasVsRM0ScCvUyKl13UJukrx-Q8w5Cv6er9TcvwJWZ_yo47syvThjaWrvdt_tcGwgSbXNTdVLji2EanBBuvrEJeiF152RBNHWEFCo09WsGLe8UMXCahbnixCJ/s320/falta-da-agua.jpg)
“Por conta de uma adutora que rompeu durante uma manutenção, vários bairros da cidade ficarão sem água. Ainda não há previsão de quanto tempo vai durar o reparo, podendo se estender até a manhã desta sexta”.
Os bairros afetados são: Vilas Rami, Jundiainópolis, Maringá e Comercial, Residencial Anchieta, Jardins Copacabana, Boa Vista e Martins.
quarta-feira, 8 de dezembro de 2010
Baiano está de volta ao Paulista
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgEqZdm7Uc1kDQWtQW-cB4_K0FsnKq27hjfewGtCTxw7R_RY_VvssZUyomFTIzMT2T4874Ggb_8n4HSO8LDZHiSKPN3iLK0WrqTbgpM3WLr2cIMEgwuBnLBxnXU4oIEzQQ654TPmLk5FyDI/s320/baiano.jpg)
O meio-campo Baiano, que jogou pelo Paulista no primeiro semestre, e encerrou contrato com o Guarani recentemente, está de volta ao time de Jundiaí. A notícia foi divulgada por Adilson Freddo, na Rádio Cidade, em primeira mão e confirmada pelo gerente de futebol do clube, Marcos Bonequini.
O jogador optou por voltar a Jundiaí, cidade que teve grande identificação, deixando de lado propostas de salários mais altos e contratos mais longos como o sugerido pelo Bahia, que jogará a séria A no segundo semestre.
Baiano já mostrou seu caráter em sua primeira passagem pela cidade, levando o time ‘nas costas’ por muitas vezes, jogando machucado e mantendo a mesma raça até nos momentos mais difíceis em que o time correu sérios riscos de ser rebaixado.
terça-feira, 7 de dezembro de 2010
Solo contaminado paralisa construção de shopping na 9 de Julho
Atualmente nenhuma máquina trabalha na construção do shopping, mas a retirada de terra praticamente já alcançou o nível da avenida.
A Cetesb solicitou à Multiplan a caracterização do resíduo, ou seja, o envio de material para análise em laboratório, com o objetivo de identificar a composição do material.
segunda-feira, 6 de dezembro de 2010
Região da 9 de Julho: o ‘buraco’ está mais embaixo
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjzxfUsMhNmzFDayYQRFLhO9KD2jEZfq-K9DYbvWFGghRTAf12lGw6GVyBZCTIsgvAwWD42MyudIcF_E2Z1rmTajFeJ12Lrfg_Ju0uGKfc-jIlQFzGY5HvGe6J8L80l3YOv0Q3qtnEYje3a/s320/038.jpg)
A Rua João Canela, localizada no Jardim Brasil, ao lado do Shopping Paineiras, desde o ano de 1999 vem apresentando sérios problemas de deslizamentos de terra que já chegaram a interromper a nossa avenida mais importante, a 9 de Julho. Hoje em dia além de a rua não estar em condições apropriadas para o transporte de pessoas, carros (não tem calçadas, a rua contém amontoados de terra, etc), o problema do deslizamento está também afetando a estrutura dos imóveis ali presentes.
Tal fato vem sendo apresentado e ignorado pela Prefeitura e por seus devidos procuradores desde o inicio da era Haddad e Fossen (1999 a 2010). Diversas vezes, por meio de abaixo-assinados, comunicações isoladas dos proprietários, dentre outras, as vítimas deste descaso vem tentando junto à Prefeitura buscar soluções, mas a falta de interesse da municipalidade em resolver um problema que acabou por afetar as construções e causar um enorme prejuízo às vitimas, acabou por gerar danos que já extrapolam a faixa dos R$ 200 mil. E tudo o que a Prefeitura tem a dizer é que: “a municipalidade está preparando o projeto de estabilização de talude para fins de orçamento e possível licitação da obra”.
Isto ocorre desde 1999! Na periferia, a Prefeitura cobra IPTU sem dar contrapartida. Agora, em uma área extremamente importante para a cidade, onde acredito os impostos não devem ser baixos, foi deixado que um problema relativamente simples (caso solucionado no seu início) transformar-se em graves prejuízos para nossos munícipes.
Durval Orlato é premiado por instituto pela atuação como vereador em Jundiaí
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiP_PDB51l2qqTo7CpUOiXRQA6Pqg1mb0aNiQdmEK-OIXzRypeHFfxE4S9HacFLNn0khe_v9m-s1r9r1hJW8iGU2tIXnXRmcB0pzMCqbWapshG7zv6Xz7LyKbn2-7WaLZSUOkWZRUuCKVnH/s320/InstitutoTiradentes-1.jpg)
De acordo com o diretor do instituto, Ângelo Chenquer, o prêmio é concedido apenas após criteriosa seleção, mesmo após a pesquisa, levando-se em conta “ilibada reputação ético-moral e significativos trabalhos prestados à comunidade”. Foram realizadas pesquisas sobre os vereadores de mais de 150 cidades brasileiras.
A entrega da comenda será feita em sessão solene ao final do XXXVIII Simpósio Brasileiro de Prefeitos, Vereadores, Secretários e Assessores Municipais, no dia 18 de dezembro, no Hotel Century Paulista, no bairro Paraíso, em São Paulo. “Fiquei muito feliz ao saber deste prêmio. É um reconhecimento de uma entidade tradicional e me dá ainda mais forças para continuar o trabalho por Jundiaí”, enfatiza Orlato.
O instituto
O instituto Tiradentes tem sede em Viçosa (MG) e tem a missão de contribuir para a valorização da cidadania, para o aperfeiçoamento da gestão pública segundo os princípios da inovação, da ética e da probidade administrativa, estimular e apoiar iniciativas de ação comunitária. Tem como patrono o mineiro Joaquim José da Silva Xavier (Tiradentes) que dá o nome ao instituto.