Esta semana um internauta me enviou um curioso e-mail a respeito da falta de segurança e a inviabilidade que as futuras manutenções às obras de canalização do Córrego do Mato, localizado à Av. 9 de Julho, estão trazendo e poderão trazer para a nossa cidade.
As referidas obras aumentaram a profundidade do córrego e o estreitaram, e para tanto foi utilizado gabeão (muro de contenção) feito com grades de aço galvanizado e pedras soltas em seu interior.
As preocupações do internauta, que não quis se identificar, foram as seguintes:
- O desassoreamento, fenômeno natural, que deixa, ao longo do tempo, terra no fundo e nas laterais do rio, tem de ser contido, e para tanto esta terra é retirada por meio de máquinas (escavadeiras/retroescavadeiras). O aumento da profundidade e a diminuição do cumprimento entre as margens do córrego não permitirão que os “braços” das máquinas atinjam o fundo deste, se for necessário minimizar os danos causados pelo desassoreamento; e ainda, em casos extremos, com a utilização dessas máquinas, a estrutura de contenção (gabeões) pode ser danificada, causando um total deslizamento das pedras contidas em seu interior. Portanto, como a prefeitura pretende realizar a manutenção (caso um dia isso ocorra) do córrego sem danificar o muro de contenção?
- Caso haja um acidente, p.ex., e um carro venha a cair dentro do leito do córrego (posto que não há proteção alguma , como guard rail etc), a diminuição da largura das margens pode impedir que as portas do veículo sejam abertas e o aumento da profundidade pode dificultar o socorro à vítima. Em época de chuva (dezembro/janeiro), um indivíduo pode, em casos extremos, morrer afogado. Como a prefeitura pretende trazer mais segurança nesta questão?
Aproveito este post para agradecer aos nossos internautas e ao mesmo tempo incentivá-los a ter “voz ativa” e a explorar as suas opiniões, sempre!
As referidas obras aumentaram a profundidade do córrego e o estreitaram, e para tanto foi utilizado gabeão (muro de contenção) feito com grades de aço galvanizado e pedras soltas em seu interior.
As preocupações do internauta, que não quis se identificar, foram as seguintes:
- O desassoreamento, fenômeno natural, que deixa, ao longo do tempo, terra no fundo e nas laterais do rio, tem de ser contido, e para tanto esta terra é retirada por meio de máquinas (escavadeiras/retroescavadeiras). O aumento da profundidade e a diminuição do cumprimento entre as margens do córrego não permitirão que os “braços” das máquinas atinjam o fundo deste, se for necessário minimizar os danos causados pelo desassoreamento; e ainda, em casos extremos, com a utilização dessas máquinas, a estrutura de contenção (gabeões) pode ser danificada, causando um total deslizamento das pedras contidas em seu interior. Portanto, como a prefeitura pretende realizar a manutenção (caso um dia isso ocorra) do córrego sem danificar o muro de contenção?
- Caso haja um acidente, p.ex., e um carro venha a cair dentro do leito do córrego (posto que não há proteção alguma , como guard rail etc), a diminuição da largura das margens pode impedir que as portas do veículo sejam abertas e o aumento da profundidade pode dificultar o socorro à vítima. Em época de chuva (dezembro/janeiro), um indivíduo pode, em casos extremos, morrer afogado. Como a prefeitura pretende trazer mais segurança nesta questão?
Aproveito este post para agradecer aos nossos internautas e ao mesmo tempo incentivá-los a ter “voz ativa” e a explorar as suas opiniões, sempre!
Excelente critica do internauta!!
ResponderExcluirSucesso com o blog!!
Abraços
Post muito pontual e excelente critica do internauta!!!
ResponderExcluirBO blog está show!!
Sucesso!!
At.
LTM
Parabéns!!!
ResponderExcluirPrevenir é melhor que remediar.
Quando a Natureza é transformada pelo homem, com certeza, vai causar algum dano, pois se fosse o correto Deus já teria feito assim.
Alguns países do 1º mundo, já estão desfazendo os contornos das margens dos rios em linha reta que fizeram e voltando aos contornos naturais.
Ser sábio é uma dádiva!!!
Até imaginei a cena de um carro caindo no meio daquele córrego lotado de água. Realmente um aumento significativo de problemas que podem ocorrer com nossos amigos ou nós mesmos. Mas nunca pensam a longo prazo, sempre é pra agora... Isso vai dar muito problema ainda...
ResponderExcluirO cartão postal que é Nove de julho ainda passará por muitas obras. Imaginem os próximos prefeitos colocando ali ciclovias, linhas expressas de trens ou veículos leves e rápidos, teleféricos etc. e tudo isso com os fios subterraneos e sem postes... Quantas obras ainda veremos na Nove.
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