Pesquisa
IBOPE aponta disputa mais apertada para Presidente da República. Dilma Roussef
com 34,2%, Marina Silva 28,2% e Aécio Neves 16%. Ainda tem mais de 30 dias de
campanha eleitoral pela frente, e registre-se, o período mais importante.
O destaque
é para Marina Silva que sobe nas pesquisas arrancando a maior parte dos votos
do candidato Aécio Neves. Vai se sustentar assim? Ou é a empolgação da novidade
e ocasião? Até as eleições tem muita estratégia e campanha eleitoral pela
frente.
Analistas, marqueteiros
e jornalistas mais isentos, que já erraram e acertaram muito em prognósticos
noutras eleições nacionais, dizem neste momento, mais ou menos o seguinte:
DILMA ROUSSEF: A candidata do Lula é a atual Presidenta
que manteve o emprego e um crescimento modesto no país apesar do momento de
crise mundial, investiu muito no social, tem um programa sólido e projeto
conhecido e consistente para o próximo mandato. O desgaste do tempo no poder é seu maior
adversário.
MARINA SILVA: Ex-senadora, seu mandato foi marcado
pela defesa da Amazônia e meio-ambiente. Nas eleições de 2010 surgiu como
novidade, mas não emplacou. É lutadora. Sua fragilidade é o pensamento solo (no
PT, no PV, na Rede que não conseguiu formar, e agora no emprestado PSB... não
sabe trabalhar com divergências). Seu maior adversário é a falta de projetos
factíveis para os problemas estruturais. Empolga, mas não convence.
AÉCIO NEVES: Ex-senador e ex-governador de Minas
Gerais, neto de Tancredo Neves. Teve uma boa aprovação quando governou o estado
mineiro elegendo seu sucessor. O projeto tucano é conhecido desde a gestão de
FHC de 1995 a 2002. Seu maior adversário é não conseguir convencer todo o país,
que o projeto de seu partido deve voltar. Agora navega no mesmo eleitorado da
candidata Marina.
Resta
saber, se nos próximos 15 dias de propaganda eleitoral e exposição dos
candidatos, defesas e ataques, Marina Silva vai conseguir se manter com um
discurso ainda subjetivo e com propostas vagas (aquelas que soam muito bem aos
ouvidos dos eleitores, mas que na prática não se pode realizar). Pela pesquisa,
Dilma está no seu piso aos 34,2%, e se mantém com um eleitorado fiel, podendo
crescer. Aécio vai tentar retomar o lugar de Marina, portanto, começará a
guerra eleitoral. O eleitor enche os olhos com o “fator Marina”, mas arriscará
seu voto só pela emoção da novidade? Temos a impressão que não!
Uma emoção momentânea induzida naturalmente pelo PIG, mas quem vota em Dilma se mantém e os que migraram de Aécio pra Marina são eleitores indecisos,desconhecedores das propostas do Governo e sem visão política, portanto é hora da militância investir de corpo e alma na campanha, porque essa "emoção manipulada" é passageira....Vence Dilma!
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