FRASES E PENSAMENTOS


MAHATMA GANDHI

 “A minha devoção à verdade empurrou-me para a política. E posso dizer, sem a mínima exitação, e também com toda humildade que, não entendem nada de religião aqueles que afirmam que ela nada tem a ver com a política”

“Um não dito com convicção é melhor e mais importante que um sim dito meramente para agradar, ou, pior ainda, para evitar complicações”

“Os sete pecados capitais responsáveis pelas injustiças sociais são: riqueza sem trabalho; prazeres sem escrúpulos; conhecimento sem sabedoria; comércio sem moral; política sem idealismo; religião sem sacrifício e ciência sem humanismo”

NORBERTO BOBBIO

“Ainda considero como direita aquelas forças que se colocam a serviço do interesse das pessoas satisfeitas. Os outros, os que sentem e agem do ponto de vista dos pobres, do excluídos da terra, são e serão sempre a esquerda. Em nosso tempo, todos os que defendem os povos oprimidos, os movimentos de libertação e justiça, são a esquerda. Aqueles que, manifestando-se do alto do próprio interesse, dizem que não há motivo para distribuir o dinheiro que suaram para ganhar, são e serão a direita. De direita são os que julgam as desigualdades como inevitáveis. A esquerda está viva naqueles que consideram iguais todos os homens, nos que se atrasam um pouquinho para esperar os mais lentos, nos que estendem as mãos sadias para socorrer as mãos enfermas, nos que se importam de verdade com aqueles que sofrem para subir a ladeira”.


"Acreditamos saber que existe uma saída, mas não sabemos onde está. Não havendo ninguém do lado de fora que nos possa indicá-la, devemos procurá-la por nós mesmos. O que o labirinto ensina não é onde está a saída, mas quais são os caminhos que não levam a lugar algum"

WILLIAN SHAKESPEARE

"Se os seus sonhos estiverem nas nuvens, não se preocupe, pois eles estão no lugar certo. Agora construa os alicerces"

"Aprende que não importa em quantos pedaços seu coração foi partido, o mundo não pára para que você o conserte. Aprende que o tempo não é algo que possa voltar. Portanto, plante seu jardim e decore sua alma, em vez de esperar que alguém lhe traga flores"

CHARLES CHAPLIN

"A vida é uma peça de teatro que não permite ensaios. Por isso, cante, chore, dance, ria e viva intensamente, antes que a cortina se feche e a peça termine sem aplausos."


"Lutemos por um mundo novo... um mundo bom que a todos assegura o ensejo de trabalho, que dê futuro a juventude e segurança à velhice."

"Não fique triste quando ninguém notar o que fez de bom. Afinal, o sol faz um enorme espetáculo ao nascer e, mesmo assim, a maioria de nós continua dormindo"

"Lute com determinação, abrace a vida com paixão, perca com classe e vença com ousadia, porque o mundo pertence a quem se atreve e a vida é muito bela para ser insignificante"

ARISTÓTELES

"Nós nos transformamos naquilo que praticamos com freqüência. A perfeição, portanto, não é um ato isolado. É um hábito"

"Qualquer um pode zangar-se, isso é facil. Mas zangar-se com a pessoa certa, na medida certa, na hora certa, pelo motivo certo e da maneira certa, é difícil"

CARDEAL JULES MAZARIN

Não te deixes levar facilmente pela cólera, pois se em seguida te acalmares com a mesma facilidade, passarás por homem frívolo”

"Guarda sempre forças em reserva, a fim de que ninguém possa conhecer os limites do que podes fazer"

MADRE TEREZA DE CALCUTÁ

"Muitas vezes as pessoas são egocêntricas, ilógicas e insensatas. Perdoe-as assim mesmo! Se você é gentil, podem acusá-lo de egoísta, interesseiro. Seja gentil assim mesmo! Se você é um vencedor terá alguns falsos amigos e alguns inimigos verdadeiros. Vença assim mesmo! Se você é bondoso e franco poderão enganá-lo. Seja bondoso e franco assim mesmo! O que você levou anos para construir, alguém pode destruir de uma hora para a outra. Construa assim mesmo! Se você tem paz e é feliz, poderão sentir inveja. Seja feliz assim mesmo! O bem que você faz hoje, poderão esquecê-lo amanhã. Faça o bem assim mesmo! Dê ao mundo o melhor de você, mas isso pode nunca ser o bastante. Dê o melhor de você assim mesmo! Veja você que, no final das contas é entre você e Deus. Nunca foi entre você e os outros"

"Não ame pela beleza, pois um dia ela acaba.
Não ame por admiração, pois um dia você decepciona-se.Ame apenas, pois o tempo nunca pode acabar com um amor sem explicação"

FRASES DIVERSAS

"Todo mundo tem o direito de comprar um carro novo, mas o transporte urbano tem que se superar: Quando um ônibus passa ao lado de carros engarrafados, temos um símbolo de democracia. O interesse coletivo está acima do particular, ex-prefeito de Bogotá, o economista Enrique Peñalosa"

"A burocracia não gera novas políticas, não toma novas iniciativas, ela simplesmente age rotineiramente(...) A política não pode depender simplesmente da rotina. Em função disso Weber constrói toda uma análise muito interessante, dos choques e dos descompassos entre o burocrata e o político. O burocrata quer que tudo continue do modo que ele está habituado e do modo que permite prever as consequências. O político, se ele for realmente um político, está pensando na necessidade de novas ações, novos projetos e novos programas para a sociedade toda. A questão é saber quem vai subordinar quem. A aposta de Weber era no político, porque ele não queria, o grande medo dele, aliás, era uma sociedade submetida a uma espécie de rotina estanque e ele via grande risco nisso na burocracia." Fala de Gabriel Cohn, um dos maiores sociólogos brasileiros em vídeo sobre Max Weber produzido pela UNIVESPTV.